Portugal é o quarto maior

As t-shirts e camisolas interiores são a categoria de produtos com maior representatividade nas exportações nacionais da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) sendo responsável por 16,6% das vendas totais ao exterior desta indústria e por 26,0% se considerarmos apenas as vendas de vestuário efectuadas em 2004.

De acordo com os dados publicados na ficha do Observatório Têxtil do CENESTAP foram exportados 717,8 milhões de euros de t-shirts e camisolas interiores durante o ano transacto que compara com os 683,7 milhões exportados em 2003 (crescimento de 5,0%). Este dinamismo contrasta com a evolução patenteada pelo conjunto da ITV que mostrado sinais de contracção desde 2002.

Contribuíram para o crescimento das exportações de t-shirts e camisolas interiores as vendas dos artigos de algodão que representam 73,8% das exportações totais e que verificaram um aumento de 5,7% no período em análise.

No que respeita aos mercados de destino, destaca-se a Europa Comunitária que absorveu mais de 90% das vendas efectuadas no exterior e na qual Portugal é o quarto maior mercado de fornecimento com uma quota de mercado de 5,7%.

 

A informação estatística disponibilizada pelo Eurostat aponta para um crescimento das entradas de t-shirts e camisolas interiores de 15,8% em 2004, com destaque para os artigos de algodão já que representam 77,7% das entradas totais desta categoria de produtos tendo verificado um aumento de 17,6%.

As importações de t-shirts e camisolas interiores comunitárias com origem nacional também se mantiveram dinâmicas (aumento de 3,0). Contudo, este dinamismo foi insuficiente para manter a quota de mercado portuguesa dado o elevado crescimento da procura de importações comunitárias. Deste modo o ano passado fica caracterizado por uma perca de quota de mercado de 0,7 pontos percentuais nesta categoria de produtos.

Refira-se que este mercado é dominado pela Turquia, pelo Bangladesh e pela Alemanha com quotas de 19,2%, 8,9% e 6,3%, respectivamente. Merece ainda referência a China que detém uma quota de 4,3% e que registou um crescimento de 39,6% em 2004 sendo de esperar um crescimento ainda superior em 2005 apesar da reposição das quotas de importação no âmbito do acordo de 10 de Junho.

 

Esta análise é apresentada em ficha informativa disponível no PortugalTextil.com