PONTE junta moda e performance em Lisboa

Desfiles de moda, performances, projeções de vídeo, workshops, exposições e um colóquio são as atividades previstas para a edição de 2023 do PONTE, um evento cultural que decorre na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, a 29 e 30 de julho.

PONTE 20, realizado em 2022 [©Luís Barreira]

Nesta edição, o Encontro Internacional de Moda e Performance PONTE irá contar com 20 organizações, provenientes de cinco países, que além de Portugal incluem Brasil, Uruguai, Colômbia e Itália.

«Um dos objetivos fundamentais do PONTE é criar uma ponte entre passado e futuro, através do envolvimento das novas gerações com as mais antigas, sendo as artes um ponto de encontro ideal», refere, em comunicado, a organização, uma parceria entre a Rastilho – Associação Cultural, a Associação Via Criativa – Design para o Desenvolvimento Local e as Bibliotecas Municipais de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa. «Outra prioridade é potenciar as sinergias e colaborações entre criativos e entre instituições, portuguesas e estrangeiras. O convite a jovens designers dos dois lados do oceano Atlântico é destinado a fazer a ponte entre eles e o mercado global, missão deste encontro internacional», acrescenta.

PONTE 20, realizado em 2022 [©Sergio Alves]

Cerca de 30 designers oriundos de sete escolas de design de moda colaboram com o encontro PONTE 23, onde se incluem a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (Lisboa), o Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo (Brasil), a Escola de Desenho da Faculdade de Comunicação e Desenho da Universidade ORT (Montevidéu, Uruguai) e ainda alunos do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (Lisboa) e do MODATEX – Delegação de Lisboa.

PONTE 20, realizado em 2022 [©Sergio do Vale]

O tema deste ano é Garden Party Vibes em memória das famosas festas organizadas pelo Conde Burnay no início do século XX. «Eram eventos importantes onde a alta finança e o luxo conviviam com as últimas modas vestidas pelos convidados, nos ambientes exuberantes dos jardins e palacetes que possuía na zona de Alcântara», explica a organização.

No dia 29 de julho será inaugurada a exposição de moda com fotografia, joalharia e calçado e duas instalações de arte têxtil, uma no interior e outra no exterior da Biblioteca de Alcântara, antigo palacete do Conde Burnay. De tarde terá lugar o colóquio sobre “Moda, Performance e Artes” e a sua relação com as indústrias criativas e um desfile em formato performance, seguido de loja pop-up. «A investigação aplicada em moda e performance será central e fará a conexão entre a teoria e a prática, iniciando-se com a realização de um colóquio em dois dias com 12 oradores confirmados. Nessa estratégia, a PONTE estabeleceu parcerias e é apoiada por quatro grupos de investigação, dois sedeados em Portugal e outros dois no Brasil», desvenda a organização.

No dia 30 de julho, de manhã, será realizado um workshop de upcycling de materiais plásticos para criação de acessórios de moda e, durante a tarde, o colóquio será centrado no tema “Moda, Património e Têxteis” e o seu papel social, a que se seguirá um segundo desfile de moda e uma segunda loja pop-up.