Começa hoje e termina dia 11, em Florença, na Itália,a Pitti Immagine Uomo, uma das mais importantes feiras de vestuário e moda masculina. O sucesso desta feira é testemunhado pelos valores sempre crescentes e em todos os sectores. A última edição, realizada entre 19 e 22 de Junho encerrou com uma subida de 13% nos visitantes presentes em Florença, que se fixaram nos 22.379.
Este aumento repartiu-se pela entrada de italianos, mais 15% do que em Junho de 2002 (13.697 face aos 11.910 no ano passado), e estrangeiros, que passaram dos 7.844 em 2002 para 8.662 em Junho passado, o que constituiu um aumento de 10,5%. Entre os visitantes presentes, quase 40% foram estrangeiros, facto que confirmou a forte vocação internacional da Pitti Uomo. Os únicos resultados negativos registaram-se compreensivelmente nos países afectados pela epidemia de SRA, como a China, Taiwan, e o Canadá.
Estes números deixam naturalmente satisfeitos os organizadores da Pitti Uomo, fazendo deste certame uma incontornável referência no contexto dos salões internacionais de vestuário masculino. Outros factores que comprovam o sucesso desta feira, são a elevada qualidade dos expositores presentes, o ambiente de grande confiança que rodeia o certame e o espírito dinâmico dos diversos eventos paralelos à Pitti Uomo.
A Pitti Immagine Uomo organizou dois novos eventos para esta edição. O Excess_Moda e underground negli anni 80 é uma exposição retrospectiva da década de 80, época marcante para a indústria da moda, chamando a atenção para as suas conexões com o panorama contemporâneo. Do programa associado a esta exposição também consta uma festa com um convidado especial, Malcolm McLaren , empresário dos Sex Pistols, que traz consigo a sua última descoberta musical, o grupo feminino de rock chinês Wild Strawberries. O outro evento incide num especial destaque aos novos talentos, com dois convidados especiais: a criadora belga Véronique Branquinho, que pela primeira vez apresentará em desfile a sua colecção masculina e o jovem criador americano Marc Ecko, para o lançamento mundial da sua linha masculina Marc Ecko Collection.
O salão reunirá 793 marcas de todo o mundo e 678 empresas. Estarão presentes 282 marcas estrangeiras e o países mais representados são a Grã-Bretanha (104), EUA ( 48) e França ( 45). Estes valores indicam um crescimento de 4,8% relativamente a Janeiro de 2003.
Mais uma vez, a única empresa portuguesa representada neste salão será a Vicri, que na última edição ganhou o prémio dos jornalistas internacionais pela colecção mais inovadora. Segundo Pinho Vieira, fundador e proprietário da Vicri, «a colecção apresentada pretende estar à altura de dar representação a uma estrutura narrativa e conceptual em tudo idêntica ao âmago de uma obra literária ou cinematográfica». A Vicri participa na Pitti Immagine Uomo desde 1991, e se nos primeiros anos essa presença foi de certa forma difícil devido à imagem tradicional do nosso país, mais recentemente esta marca tem-se afirmado pela positiva.
Esta edição apresenta 86 novos expositores e regressos, relativamente à última edição: 9Bleach, Big Star, Black Prince, Borsalino, Brando, Burn”n”Violet, Camper, Chervò, Chevignon, Cleo & Pat, Corgi, DKNY, Dockers, Evisu, Façonnable, Fake London, Flexa, Fred Perry, Freddy, Hangfish, Histoire de Voir, Jem, Karl Lagerfeld, Killer Loop, Komodo, Levi”s, LI.VEE.O., Marc Jacobs Shoes, Marvel, Masterworks Milano Tokyo, Momo Design, Michael Keller, Moritz Rogosky, Oliver Spencer, Owens Slab, Piombo, Playlife, Pony, Ralph Gladen, Redcrossball, Ruffo, Sand, Schedoni, Schimmel Homme Paris, Spalding, True Religion Brand Jeans, Vicini Fashion Sport. A estrutura do evento vai manter-se, com as diferentes secções distribuídas por três áreas principais: clássico, informal e avant-garde. Cada uma destas secções apresentará um conceito e linguagem próprias. No entanto, é de assinalar uma nova secção, a New Beat(s), destinada a marcas internacionais presentes pela primeira vez Pitti Immagine Uomo, ocupando uma área criada pela designer francês Matali Crasset. Entre os diferentes eventos patrocinados pelos expositores, a organização dá um destaque especial ao rendez-vous com Nautica e com os campeões da equipa olímpica italiana, a exposição fotográfica organizada Marinella, em cooperação com a revista Monsieur, com a edição limitada de um albúm, cujos lucros reverterão para instituições de caridade. Também promete ser muito animado o dj-set programado pelo duo inglês Chemical Brothers para a Killer Loop. Além destes eventos, vai ter lugar um grande cocktail patrocinado pela British Menswear Guild, com um convidado muito especial, o Príncipe André, Duque de York , em representação especial da UK Trade & Investment, a agência do governo britânico para o comércio e investimento.