Pelo de urso polar inspira nova fibra

Investigadores na China anunciaram ter tricotado uma camisola com fibras encapsuladas de aerogel que mimetizam o pelo do urso polar e fornecem as mesmas propriedades de isolamento térmico que a penugem, mas com menos espessura.

[©Unsplash-Hans Jurgen-Mager]

Os têxteis derivados de fibras de aerogel produzidas a partir de quitosano são quimicamente robustas durante a produção, o que anteriormente era uma limitação, e revelaram uma boa performance tanto no tingimento como na lavagem.

Embora não sejam novidade no mercado, estando disponíveis há décadas, os aerogéis revelaram-se interessantes porque podem melhorar a performance e também reduzir o impacto ambiental de têxteis.

Os investigadores da Universidade Zhejiang, na China, criaram uma camisola tricotada com esta nova fibra sintética. A fibra – que tecnicamente é um aerogel ultraleve revestido com poliuretano – é lavável, durável e pode proteger os utilizadores do frio com uma camada muito mais fina do que as camisolas convencionais ou casacos com penugem.

A inspiração veio dos pelos dos animais que vivem em ambientes frios extremos, como o Ártico e o Antártico. O pelo de um urso polar, por exemplo, é feito de um centro poroso envolvido numa estrutura densa, que permite um grande isolamento térmico, ao mesmo tempo que mantém a resistência e a flexibilidade.

Segundo Hao Bai, um dos investigadores, citado pela New Scientist, «a estrutura porosa aprisiona uma grande quantidade de ar para isolar a transferência de calor e a parte exterior densa fornece a força mecânica do pelo».

Para além de quente, os investigadores testaram a viabilidade da fibra, esticando-a em 10 mil ciclos, sem reportarem a perda da estrutura. Tem uma elasticidade até 1.600% e é tão resistente que uma única fibra é capaz de levantar 500 gramas, indicaram.

A camisola tricotada com esta fibra tem «cerca de um quinto da espessura da penugem para o mesmo calor e tem um excelente comportamento na lavagem e tingimento», apontam no artigo científico. «Estes têxteis têm um excelente isolamento térmico e multifuncionalidade e têm um enorme potencial em áreas como uniformes militares e fatos espaciais em ambientes extremamente frios», resumem.