Peach Fuzz é a cor de 2024

O Pantone Color Institute aposta numa nova paleta de cores para o próximo ano, onde o Peach Fuzz, um tom pêssego suave, é o protagonista, complementado por uma série de tonalidades igualmente acolhedoras.

[©Pantone]

O Peach Fuzz (Pantone 13-12023) é a cor do ano de 2024, segundo o Pantone Color Institute, que selecionou esta tonalidade pela sua capacidade de evocar conforto, partilha e ternura, numa altura em que o mundo atravessa muita turbulência.

Leatrice Eiseman, CEO do Pantone Color Institute, descreve o Peach Fuzz como «uma tonalidade reconfortante de pêssego entre o rosa e o laranja» que «inspira a recalibração e uma oportunidade para nutrir e evocar um clima de calma, oferecendo um espaço para ser, sentir e curar e florescer, quer passando tempo com outros ou aproveitando para usufruir de um momento a sós», acrescenta.

[©Pantone]
É uma cor com a qual «podemos encontrar a paz interior, impactando o nosso bem-estar. Sendo tanto uma ideia como um sentimento, o Pantone 13-1023 Peach Fuzz acorda os nossos sentidos para a presença confortante de tatilidade e calor aconchegante», sublinha Leatrice Eiseman.

Descrita como doce, arejada, sensível e «subtilmente sensual», a cor, que evoca «uma nova modernidade», tem diferentes traduções em diferentes categorias de produtos e sectores. No vestuário e acessórios de moda, surge expressa em diferentes texturas, da camurça ao veludo, passando pelos pelos mais luxuosos, sendo suave ao toque.

No caso da decoração da casa e interiores, o Peach Fuzz cria um ambiente acolhedor, podendo surgir numa parede, nos revestimentos de mobiliário ou simplesmente como um toque decorativo.

[©Pantone]
A apresentação do Peach Fuzz marca o 25.º ano em que o Pantone Color Institute apresenta a cor do ano – em 1999 foi o azul cerúleo, este ano o Viva Magenta – uma iniciativa que tem como missão captar o ambiente mundial e a atitude por parte dos consumidores num determinado momento.

«Com a Cor do Ano de 2024, vemos um foco crescente na comunidade e nas pessoas em todo o mundo que enquadram como querem viver e avaliar o que é importante – sendo isso o conforto de estarmos perto das pessoas que amamos. Sendo quente e aberta ao toque, a cor passa a mensagem de compaixão e de sensibilidade aconchegante que junta as pessoas e enriquece a alma», acrescenta Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute. «No espírito do Pantone 13-1023 Peach Fuzz, refletimos nos últimos 25 anos do programa Cor do Ano da Pantone gratos por dar uma avenida onde os designers e entusiastas da cor em todo o mundo podem envolver-se numa conversa sobre cor, serem inspirados pela cor e mostrarem a sua criatividade dentro das suas comunidades. Estamos desejosos de continuar por muitos mais anos», realça.

O Pantone Color Institute criou ainda cinco paletas de cores complementares, que incluem tonalidades rosa, laranja, azul e azul-esverdeado. Peach Plethora, vai do bege ao exuberante Georgia Peach, Libations dá destaque ao marsala, que foi a cor do ano de 2015, Hybrid Hues inclui tonalidades de verde jade, Flavor-Full engloba cores como os amarelos dijon e mel, e Pairings abre o leque ainda mais, com uma seleção que vai dos rosas ao azul náutico.