Pangaia cria uniformes slow fashion

A empresa de ciência dos materiais está a reciclar em Portugal as velhas t-shirts dos colaboradores da wagamama para as transformar numa linha de hoodies para a cadeia de restaurantes, que serão usados pelo staff mas que estarão igualmente disponíveis para clientes em 2024.

[©wagamama]

A colaboração com a cadeia britânica, que serve comida asiática com base na cozinha japonesa em 146 restaurantes, prevê a reutilização dos uniformes dos funcionários, sendo que todos foram encorajados a entregar as suas t-shirts para que as mesmas possam ser recicladas em Portugal – recorrendo à parceria com a RDD – possam ser transformadas em hoodies para «ajudar a promover» a economia circular.

O novo uniforme, que inclui variações com manga curta e manga comprida, tem na sua composição algodão orgânico e um tratamento com PPRMINT, uma tecnologia à base de óleo de hortelã-pimenta que previne e neutraliza o crescimento de bactérias que causam maus odores, permitindo, dessa forma, lavagens menos frequentes.

«Estamos muito contentes por juntar forças com a wagamama e alimentar a sua jornada na sustentabilidade e circularidade», afirma Eva Kruse, responsável na área das parcerias na Pangaia. «A nossa colaboração não só destaca o potencial para um ecossistema circular em todos os sectores, como também estabelece um precedente para que outras marcas se juntem ao movimento, à medida que, em conjunto, criamos um futuro positivo para a Terra», acredita.

Para além dos funcionários, os hoodies, com edição limitada, poderão também ser usados pelos clientes da wagamama, que terão a oportunidade de participar em diversas iniciativas no próximo ano.

[©wagamama]
«Estamos muito entusiasmados por anunciar a nossa parceria com a Pangaia para criar a nossa linha de uniformes sustentáveis slow fashion. Na wagamama acreditamos na filosofia kaizen, em fazer pequenas escolhas todos os dias para grandes mudanças», refere Kay Bartlett, diretora de marketing da cadeia de restaurantes. «Sendo marcas que pensam de forma semelhante, esta parceria capta o nosso empenho em comer e viver de forma positiva para assegurarmos um futuro mais sustentável», acrescenta.

Para além de fornecerem matéria-prima, com a entrega das t-shirts para reciclar, os funcionários são também os modelos da campanha, com 30 deles a serem fotografados com os novos uniformes. «Os membros da nossa equipa são o coração e a alma da wagamama. Por isso, faz todo o sentido que tenham sido escolhidos para serem os modelos destes novos uniformes sustentáveis e com estilo na sessão fotográfica para celebrar esta colaboração», resume Kay Bartlett.