Os desafios da transição verde em Barcelos

Subordinada ao tema “Os desafios e as respostas para uma transição ecológica no horizonte 2030 (e 2050). Um debate do ponto de vista das empresas e dos territórios”, a 2.ª edição da conferência “Serei Mesmo Verde?” está agendada para sexta-feira, em Barcelos, e contará com a participação da Valérius Hub.

[©Pexels/Noelle Otto]

Para além de Eugénia Teixeira, a diretora de sustentabilidade e circularidade da Valérius Hub, a conferência, que terá lugar no E.A.R.T.H. – Espaço Ambiental do Rio, da Terra e do Homem, em Barcelos, terá ainda como oradores José António Lopes, CEO da adquadratum arquitectos e Joana Soto, bióloga dos Amigos da Montanha no painel dedicado às empesas.

Já a perspetiva dos territórios, no primeiro painel, contará com as intervenções de Manoel Batista, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Câmara Municipal de Melgaço, e de João Pedro Cruz, vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

A sessão de encerramento será realizada por Carlos Alberto Cardoso, assistente parlamentar acreditado em Estrasburgo, que debaterá a “Estratégia da União Europeia a este desafio global”, enquanto a moderação caberá à jornalista Emília Monteiro.

Esta conferência está integrada nas comemorações do 13.º aniversário da Essência – Comunicação Completa e assinala os dois anos do seu projeto Essência do Ambiente – um blog noticioso que dá palco e voz a projetos e práticas sustentáveis ambientalmente.

«Este projeto tem como missão sensibilizar, pela divulgação de boas ações, e mostrar que Portugal está no caminho de uma economia circular e sustentável, pese embora, muitas vezes, os projetos não são conhecidos, nem devidamente destacados junto da sociedade civil. Para tal, divulga boas práticas, alerta para os desafios ambientais, apoia a educação, apoia, através do seu programa de apadrinhamento, projetos que fazem a diferença e desafia à reflexão», refere a organização em comunicado.

A iniciativa, que conta com a parceria dos Amigos da Montanha, da Zoom Out e da Pro.Comunicação, decorrerá em formato presencial no dia 4 de novembro, das 15 às 19 horas, e será também transmitida em direto via streaming para os inscritos previamente. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efetuada em www.essenciadoambiente.pt.