O sapato de cristal está na Micam

Depois de ter bebido inspiração em “Alice no país das Maravilhas”, a feira italiana de calçado acaba de lançar a sua nova campanha, que recria o conto de Cinderela. O célebre sapato de cristal torna-se, assim um ícone da moda e dá o mote às três próximas edições da Micam, já a contar de setembro

[©Micam]

Após o sucesso da campanha precedente, que arrecadou a medalha de ouro nos ICMA International Creative Media Award enquanto melhor projeto de redes sociais em 2020, a Micam – cuja próxima edição decorrerá de 19 a 21 de setembro na Fiera Milano Rho – dá continuidade à campanha de comunicação #micamtales com um segundo conto de fadas. Em particular, a história escolhida para representar o momento atual, quando o sector do calçado se enche de renovado vigor, é a do famoso sapato de cristal.

«Numa altura em que existe uma vontade avassaladora de recomeçar, de retomar os nossos sonhos, escolhemos um dos contos de fadas mais famosos do mundo, pela mensagem de esperança que contém», justifica Siro Badon, presidente da Micam.

As fotos da campanha, realizadas pelo fotógrafo Fabrizio Scarpa, são acompanhadas de um curta-metragem para cada capítulo, dirigida por Daniele Scarpa. A narrativa joga com o contraste entre um mundo imaginário de conto de fadas – evocado por atmosferas românticas e ritmo lento e sonhador, assim como pela localização e pelo vestuário – e o hiper-realismo narrativo: o conto original é revisitado e recebe um toque contemporâneo, exibindo toda a sua fragilidade, incerteza e contradições.

Conto em três atos

Tal como sucedeu com o tema anterior “Micam no País das Maravilhas”, o mundo de fantasia de “O sapato de cristal da Micam” perpetuar-se-á ao longo das três próximas edições da feira, com foco em três momentos-chave do conto. Em setembro de 2021 (primavera/verão), o primeiro capítulo, intitulado “Desastre glamouroso”, mostra a protagonista a tentar, sem sucesso, criar sozinha um traje para o baile; no segundo capítulo, “O vestido encantado”, para fevereiro de 2022 (outono/inverno), seremos atraídos, até enfeitiçados, para o momento mágico que culmina na criação dos sapatos do sonho encantado; e, por último, em setembro de 2022 (primavera/verão), o terceiro capítulo, batizado “O baile”, estará centrado no baile do conto e na perda do emblemático sapato de cristal. Três momentos de intensidade crescente que simbolizam o processo criativo: primeiro a protagonista esforça-se por criar algo, comete erros na tentativa, mas acaba por chegar ao resultado perfeito e, finalmente, exibe-o na ocasião mais propícia.

[©Micam]
Grande atenção tem sido dada a esta história, que vai presentear o público com uma fantástica seleção de coordenados criados por talentos internacionais, como Sara Wong e MonRoi Roma, 19:13 DRESSCODE, Avaro Figlio, Antonio Corposanto, Rami Kadi e Renato Balestra. Os outfits são complementados por calçado assinado pela Oteri, MonRoi Roma, Antonio Corposanto, A.Bocca e Le Saunda, e com bolsas, acessórios e joias da Halìte, Salar Milano, Benedetta Bruzziches e Sharra Pagano. Uma homenagem da Micam ao «mundo da criatividade, que tem o poder de nos fazer sonhar novamente e de promover o “made in Italy” em formas novas e vanguardistas», revela em comunicado.

“Desastre glamoroso”, o capítulo da campanha publicitária destinado à edição de setembro, será também disseminado dentro do recinto da feira com uma exposição especial subordinada ao tema. Uma estratégia de comunicação integrada que se torna cada vez mais uma característica do universo Micam graças às plataformas de comunicação disponíveis: a feira física, a feira online, redes sociais, website, meios tradicionais e digitais.