O novo conceito da Heimtextil 2019

Mais espaço, sinergias e uma obra de grandes dimensões irão fazer com que a feira de têxteis-lar em Frankfurt ganhe músculo para o ano, com um novo layout que tem como objetivo facilitar o trabalho aos compradores durante a visita à Heimtextil.

2019 vai ser um ano de mudança de conceito para a Heimtextil, ainda em rescaldo da edição do passado mês de janeiro (ver Heimtextil: o barómetro do têxtil-lar). A feira está a crescer em espaço, aproveitando as obras que a Messe Frankfurt irá realizar na área de exposição: o novo pavilhão 12 está a erguer-se no lado oeste do espaço e estará pronto a tempo da edição do certame, que terá lugar entre 8 e 11 de janeiro. A organização da feira conta ainda levar a cabo alterações estruturais nos pavilhões 5 e 6.

As alterações ao conceito da Heimtextil tiveram em conta o feedback dos expositores e também inquéritos aos visitantes. «Tendo em conta a perspetiva dos compradores em particular, estamos a posicionar a Heimtextil 2019 e a forma como agrupamos temas e segmentos de produtos para melhor acomodar os nossos grupos-alvo. Desta forma, as sinergias podem ser exploradas de forma otimizada. Além disso, a procura de espaço para stands tem crescido muito em alguns produtos nos últimos anos», explicou Olaf Schmidt, vice-presidente da área de Têxteis e Tecnologia Têxtil da Messe de Frankfurt, citado num comunicado. O certame tem várias novidades para quem se deslocar à Heimtextil para o ano, em torno deste novo conceito.

Inspiração tecnológica

O hall 3 vai ser palco de inspiração e tecnologias futuristas, com estúdios de design e fornecedores de CAD/CAM. Sob o título “Textile Design”, estes expositores constituem a maior plataforma de design do seu género e incluem organizações de construtores de impressoras digitais, assim como uma nova área de tendências, tudo no mesmo espaço.

Papel de parede em destaque

Os fabricantes de papel de parede irão continuar a apresentar os seus produtos no hall 3.1, agrupados com a denominação “Wall Decoration”. A organização acredita que, com este enfoque, o segmento e os seus players internacionais poderão apresentar-se de uma forma mais atraente.

Tecidos decorativos e mobiliário

O hall 4 será a casa dos produtores de tecidos para mobiliário, decoração, couro e imitações de couro. Assim, o tema “Decorative & Furniture Fabrics” contará com três níveis, sendo que o hall 4.2 continuará a ser um ponto de encontro entre arquitetos, designers de interiores e fornecedores de mobiliário para hotelaria.

Decoração de interiores e janelas

Os fabricantes de cortinas, tecidos decorativos e tapetes, localizados no hall 3.0, e as empresas do hall 3.1, vocacionadas para a proteção solar e sistemas de decoração, vão juntar-se e formar o segmento “Window & Interior Decoration”, no pavilhão 8.0. Isso significa que decoradores e designers de interiores terão que percorrer distâncias mais curtas, poupando assim tempo quando se deslocarem dentro da feira.

A vida é bela

Os fornecedores de almofadas decorativas, cobertores e mantas, assim como roupa de mesa e cozinha dos halls 8.0, 9.0 e 11.0 serão reunidos num hall apenas (9.0), no âmbito de um novo grupo de lifestyle, chamado “Beautiful Living”. A combinação destes segmentos é uma oportunidade para atrair novos buyers para esta oferta alargada.

Camas inteligentes

A partir de 2019, o grupo denominado de “Smart Bedding” irá agregar os produtos destinados à cama. A organização da Heimtextil acredita que, depois da nutrição e do fitness, o sono será a principal grande tendência de «lifestyle» mundial. Tudo isto estará à espera dos visitantes no pavilhão 8.

Classe e luxo

O hall 11.1 continuará a ser a casa das marcas de luxo e de alta qualidade. Coleções dos segmentos da roupa de cama, banho e mesa de linhas clássicas e luxuosas estarão em exposição nesta área.

Cama e casa de banho

Num futuro próximo, a roupa de banho e a roupa de cama dos pavilhões 8.0, 9.0 e 11.0 estarão juntas no novo hall 12, numa fusão que irá criar sinergias que beneficiam os visitantes e os expositores.

Seleção e excelência asiática

O hall 5.1 irá acolher produtores de têxteis-lar de alta qualidade da Ásia com experiência de exportação, agrupados sob o título “Asian Excellence” e que serão selecionados por um painel de especialistas independentes. Este espaço irá oferecer tecidos decorativos e para mobiliário, assim como cortinas, proteção solar e alcatifas. Há ainda lugar para outras empresas têxteis da Ásia que se apresentem individualmente ou nos espaços reservados aos respetivos países nos halls 1.1 e 1.2.