AVANTEX – Fórum Internacional das futuras tendências nos têxteis e tecnologia, que terá lugar de 27 a 29 de Novembro em Frankfurt, tem como objectivo ser um Fórum internacional de inovação para a têxtil e vestuário de alta tecnologia e futuras tendências nas tecnologias têxteis, incluindo três componentes: a feira internacional, o simpósio Internacional e a feira virtual.
A feira tem como posicionamento a criação de uma nova plataforma de comunicação para todas as etapas do processo têxtil, a gestão da inovação e transferência de conhecimento e os novos desenvolvimentos e futuras tendências nas áreas de aplicação estilo de vida, moda, função, desportos activos, vestuário exterior e profissional, tecnologias, produtos, ideias e estratégias inovadoras. Esta feira internacional tem como expositores alvo, institutos internacionais de investigação, empresas orientadas para a inovação nos campos das fibras, fios, tecnologia têxtil, tecidos, confecção (vestuário de alta tecnologia), comércio têxtil e especialistas em marketing, e como visitantes alvo, executivos, gestores de marketing, provenientes de todos os ramos ligados à indústria têxtil e vestuário.
O fórum Avantex destina-se essencialmente à informação nas áreas de investigação e desenvolvimento, da tecnologia têxtil, fibras, fios, tecidos, tecnologia de confecção, vestuário de alta tecnologia, comércio e serviços ligados à indústria têxtil.
Têxteis inovadores e vestuário funcional de alta tecnologia serão os temas chave da nova feira Avantex anunciou a gestora da Avantex, Isa Hoffman, na sua primeira declaração na apresentação à indústria têxtil europeia. Ao mesmo tempo, comentou que o interesse no evento tem ultrapassado as expectativas da Messe Frankfurt.
Ligada à feira Avantex está também planeado um simpósio internacional de 2 dias, estando já inscritas cerca de 130 participações provenientes de países europeus, EUA e Japão.
Destas participações, constata-se já que os tópicos vestuário e têxteis de alta tecnologia parecem estar entre os temas chave que dominarão o simpósio.
Sem dúvida, a utilização da alta tecnologia no vestuário abre perspectivas notáveis. O objectivo da feira e do simpósio Avantex é introduzir estas possibilidades a uma base alargada de potenciais empresários dos mais variados sectores tendo em conto os vários sectores presentes na feira: investigação/desenvolvimento, tecnologia têxtil, fibras, fios, produtos tecidos, produtos acabados, tecnologia na confecção, vestuário de alta tecnologia, comércio têxtil, e serviços.
Grande parte do programa do 1º simpósio internacional Avantex será dedicado às novas tecnologias no desenvolvimento e produção de vestuário. A Comissão Consultiva Cientifica acabou de anunciar que se pode esperar ver algumas inovações revolucionárias. As principais abordagens do simpósio internacional Avantex vão para os desenvolvimentos no sector têxtil e vestuário da alta tecnologia e na engenharia de moda. Na área de desenvolvimento de produtos, parece que a integração virtual da cadeia de fornecimentos dos têxteis e vestuário será de grande interesse. Espera-se que a integração virtual simule inovações significantes.
O tópico da alfaiataria industrial produção para cliente especifico será também discutido em pormenor. Neste contexto, será apresentado um relatório baseado num estudo piloto, que será completado no final do ano, investigando requisitos técnicos especiais do processo de fabricação. É de crer que os resultados de um estudo sobre as redes estratégicas para o marketing da alfaiataria industrial desperte muito interesse.
No simpósio internacional da Avantex, outras áreas chave no segmento do pronto-a-vestir serão apresentadas como por exemplo a apresentação das novas tecnologias de confecção mais optimizadas, entre as quais: novos sistemas de medida, preparação e construção de postos de trabalho electrónicos, corte CAD, sistemas automáticos de transporte, postos de trabalho de confecção com sistemas automáticos de confecção, postos de trabalho de prensagem/estampagem.
Paralelamente às intervenções, está planeada uma demonstração de como será no futuro o funcionamento de uma linha de produção completa na área de confecção. Os engenheiros que desenvolvem estas novas tecnologias vêem-nas como meios de manter a produção lucrativa nos países de salários elevados. Ao mesmo tempo conseguem-se significativas reduções nos prazos de entrega, tornando possível introduzir as últimas tendências mais rapidamente e fornecê-las ao comércio a retalho.
Para concluir, serão também discutidas as novas perspectivas para as redes inovadoras que abrangem toda a cadeia de valor no vestuário de alta tecnologia.