Nextil vende operações nos EUA

A produtora espanhola de têxteis e vestuário, que em Portugal detém seis unidades produtivas, concluiu a venda da Elastic Fabrics of America, concentrando agora a produção de malhas na Guatemala.

[©Nextil]

A venda deverá gerar cerca de 3,2 milhões de euros em ganhos de capital e ajudar o grupo espanhol a otimizar a sua estrutura operacional e a focar-se em áreas de crescimento centrais.

O negócio dá seguimento à nova iniciativa de crescimento da Nextil, implementada em 2023, para melhorar a rentabilidade, após ter sentido uma redução do lucro em 2022, devido ao aumento dos custos. A empresa referiu que os seus lucros anuais foram prejudicados pelos aumentos dos preços das matérias-primas, dos transportes e da energia, que têm afetado a indústria, resultado de um contexto internacional complicado.

O desinvestimento na Elastic Fabrics of America, localizada na Carolina do Norte, nos EUA, está alinhado com a estratégia financeira mais abrangente da empresa para assegurar flexibilidade financeira e sustentabilidade.

Sob as condições do acordo com o comprador, a Nextil vai continuar as operações na unidade até ao próximo mês de março. Após este período de transição, a empresa vai iniciar a produção na Guatemala.

Com esta venda, a Nextil atinge um dos seus objetivos estratégicos, que passa por consolidar as atividades de tricotagem industrial na Guatemala, uma unidade na qual a empresa já investiu mais de 12 milhões de euros. A Nextil afirma que esta unidade está equipada com o estado da arte e vai permitir o desenvolvimento da sua atividade industrial de forma mais rápida e eficiente e com custos mais baixos.

Em junho do ano passado, a Nextil estabeleceu uma unidade produtiva para oferecer vestuário “made in Italy” a marcas de luxo italianas e francesas, que referiu ser uma exigência da maior parte dos operadores neste sector. A unidade começou a operar sob a designação Nextil Luxury e permitiu concluir o processo produtivo da empresa em Itália, que tem a capacidade de produzir 2.000 peças de vestuário por mês durante o primeiro ano. A Nextil acrescentou que a atividade da empresa em Itália ficará concluída com uma rede comercial distribuída pelo país.

Em Portugal, a Nextil, que produz malhas e vestuário acabado para os segmentos de moda, swimwear, athleisure e lingerie, conta atualmente com seis unidades produtivas, incluindo a Playvest, a S.I.C.I. e a a Keupe.