A nova unidade produtiva vai operar sob a designação Nextil Luxury, com a localização em Bolonha a ter sido pensada, segundo a empresa, para ter acessos fáceis para regiões como Milão, Florença e Veneza, que são também centros de referência para a indústria têxtil de luxo em Itália.
A fábrica será responsável pela produção do Nextil em Itália e, num primeiro momento, irá empregar 20 pessoas. A atividade da empresa em Itália será complementada com uma rede comercial distribuída por todo o país.
Assim que estiver completamente operacional, esta unidade italiana, que começou a funcionar esta semana, terá capacidade para produzir 2.000 peças por mês no primeiro ano de atividade.
O Nextil acredita que, eventualmente, as atividades produtivas desta unidade vão contribuir com cerca de um milhão de euros para o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, deduções e amortizações).
Além do mercado das marcas de luxo italianas, o objetivo é igualmente chegar às marcas francesas de topo, que valorizam o made in Italy.
Em 2022, o grupo espanhol registou um volume de negócios de 49,7 milhões de euros e um Ebitda de 4,3 milhões de euros, com os lucros a serem afetados pelos aumentos nos preços das matérias-primas, dos transportes e da energia. Na altura, o Nextil indicou estar a analisar novas oportunidades para crescimento inorgânico em Portugal para reforçar a sua posição no sector do luxo, gerar sinergias e criar valor.