A MTEX NS, especialista em equipamentos de impressão digital, foi selecionada, juntamente com a Controlar, a Genan, a Mecalbi, a Solancis e a Siscog, entre 198 candidaturas para o Prémio Inovação COTEC-BPI. O vencedor será conhecido a 22 de novembro, numa cerimónia que terá lugar no espaço All in One do BPI, em Lisboa.
«O Prémio é uma montra, com quase duas décadas, do sucesso das empresas que adotam a inovação tecnológica e a internacionalização como estratégias complementares de crescimento rentável e sustentado. O crescente reconhecimento da iniciativa é um sinal muito positivo tendo em conta o peso crucial deste segmento na competitividade da economia portuguesa», sublinha, em comunicado, Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC.
As finalistas foram escolhidas «após um rigoroso processo de seleção levado a cabo pela COTEC Portugal», refere a associação, «assente em critérios exigentes de robustez financeira, investimento em conhecimento e inovação e elevado desempenho económico a nível internacional», enumera.
A MTEX NS é descrita como uma empresa «que concebe e fabrica desde Famalicão impressoras digitais industriais que estão na vanguarda tecnológica do sector. Fundada em 2011, assenta o núcleo da sua atividade na conceção, desenvolvimento e fabricação de impressoras digitais para aplicações em linhas de produção industriais. Desde a sua fundação que a empresa tem como clientes grandes marcas multinacionais, tendo vindo a crescer através de um posicionamento constante na vanguarda tecnológica e desenvolvimento de novos produtos para uma grande variedade de aplicações como embalagens flexíveis, rótulos, etiquetas comerciais, têxtil, vestuário e calçado».
A tecnológica tem estado envolvida em diversos projetos na área da indústria têxtil e vestuário, incluindo o PHYS, ligado à inativação do vírus SARS-CoV-2, na altura da pandemia, e, mais recentemente, o STVGo Digital.
Desde o seu lançamento, em 2005, o Prémio Inovação COTEC-BPI já distinguiu 23 empresas de diversos sectores económicos, incluindo da indústria têxtil e vestuário. Na edição de 2022, a P&R Têxteis foi uma das finalistas do galardão, que já distinguiu a Inovafil, em 2019, e a ERT, em 2016.