Momad prepara futuro

A feira madrilena, que aponta Portugal como estratégico e a moda nupcial como um possível novo segmento nos próximos anos, está a antecipar a próxima edição, que se realiza de 15 a 17 de setembro.

[©Momad]

Antecipando aquilo que vai ser possível encontrar junto dos expositores da feira, a Momad revelou as tendências para a primavera-verão 2024. No vestuário, indica, «vai prevalecer o estilo minimalista, com cores neutras e cortes simples que dão origem a uma estética elegante; com estampados vibrantes e marcantes que vão desde flores e animais a padrões geométricos e abstratos, ou peças oversize, com silhuetas soltas que proporcionam conforto e estilo». Tudo isto, sublinha, com uma importância acrescida da «produção sustentável e materiais amigos do ambiente».

Já no calçado, o design retro, inspirado em décadas passadas e com pormenores extravagantes, vai dominar, trazendo os sapatos para primeiro plano. As propostas mais desportivas são igualmente obrigatórias, «tornando-se num complemento que se destaca num look casual e urbano». Tal como no vestuário, a sustentabilidade tem um papel relevante, com «a utilização de materiais naturais e o conforto do calçado graças a desenhos ergonómicos», realça a Momad.

Os acessórios, por seu lado, assumem uma «essência minimalista», dominada por «peças simples e elegantes, com estampados e formas geométricas que proporcionam sofisticação», refere a feira em comunicado, acrescentando que «as chaves são a versatilidade e os designs intemporais que podem dar um toque de estilo a qualquer look, juntamente com designs retro que são uma opção muito popular».

Portugal é estratégico

A Momad integra a semana lifestyle da Ifema Madrid, realizando-se de 15 a 17 de setembro em paralelo com a Intergift, dedicada aos têxteis-lar e decoração, com a Bisutex, focada na bijutaria, e a Madridjoya, voltada para a joalharia, estas duas últimas com datas de 14 a 17 de setembro.

Julia González [©Ifema]
«O facto de coincidir com as outras feiras é positivo, principalmente com a Bisutex, porque é muito complementar. As datas que temos em setembro não são as tradicionais para a Momad, são a da semana seguinte, mas as empresas preferem. Os visitantes querem vir e ver toda a oferta de uma só vez, isso é importante», explica, ao Portugal Têxtil, Julia González, diretora da Momad.

«Pouco a pouco o sector vai recuperando a confiança e as empresas estão a voltar às feiras», afirma a diretora, que aponta Portugal como um mercado «estratégico» não só para o crescimento da feira espanhola, mas também para a afirmação da Península Ibérica no mundo da moda. «Acredito que somos um complemento perfeito», salienta.

Para esta edição, a Momad tem como objetivo «potenciar os compradores internacionais, que são um foco importante para as empresas, para ajudar à internacionalização», adianta Julia González.

Já quanto ao futuro, a diretora da Momad assume que «a nossa estratégia passa por crescer», nomeadamente no sector do calçado. «Queremos integrar mais empresas de calçado diferenciadas», esclarece. Por outro lado, Julia González avança com a possibilidade de adicionar novos segmentos de produto, como a moda nupcial. «É uma das linhas que estamos a seguir», conclui.