Modtissimo prepara edição digital

O único salão português dedicado à indústria têxtil e vestuário decidiu, face aos atuais constrangimentos legais, cancelar a próxima edição, agendada para 10 e 11 de março, e prepara agora para uma versão digital que permita manter o contacto entre expositores e visitantes.

Modtissimo - setembro 2020

«Por muito que nos custe não vão deixar-nos dar aquele abraço habitual previsto para os dias 10 e 11 de março no Edifício da Alfândega do Porto. Pela primeira vez em 29 anos não vamos poder realizar o Modtissimo, presencial, como sempre foi. Que seja para o bem da saúde de todos», anuncia, em comunicado, Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, que organiza o certame.

A decisão foi tomada tendo por base a situação atual e as restrições legais existentes para a realização de eventos, numa altura em que se prevê que o estado de emergência em vigor seja renovado no mês de março. Depois de ter conseguido avançar com a edição em setembro passado – tendo figurado entre os poucos salões a realizar-se fisicamente na Europa –, a organização «manteve a esperança até ao último momento», assume. «Fomos mantendo a esperança e adiando a decisão para o mais tarde possível. Neste momento, já a menos de um mês do arranque do Modtissimo 57, somos obrigados a reconhecer que não existem condições legais para mantermos a próxima edição em tudo igual às anteriores», explica Manuel Serrão.

A solução passará por uma versão digital. «A organização está já a trabalhar numa alternativa digital para manter a proximidade do sector e a planear o reencontro para o próximo semestre», revela o comunicado, adiantando que «a edição que abre esta primavera-verão será transposta, dentro do possível, para as plataformas digitais».

Manuel Serrão (Modtissimo – setembro 2020)

O objetivo será ter uma plataforma digital capaz de «colmatar as necessidades de expositores e visitantes em manter os contactos e apresentações de produtos», algo em que a organização tem vindo a trabalhar, tendo introduzido melhorias no website do evento na edição passada. Uma evolução em curso, já que promete que vai «apresentar novidades nos próximos dias».

Regresso à Alfândega

Os olhos estão, contudo, colocados no regresso ao formato presencial, agendado para o próximo semestre. «Mudam os tempos, mudam as vontades. O que não muda é a nossa vontade de continuar a fazer tudo o que nos deixarem para apoiar a promoção nacional e internacional da nossa ITV. Num tempo de incertezas esta é a certeza com que podem contar», salienta Manuel Serrão.

Modtissimo – setembro 2020

A última edição do Modtissimo, que decorreu a 23 e 24 de setembro, contou com cerca de 200 expositores e, apesar da queda no número de visitantes nacionais, a organização deu conta que o «número de compradores estrangeiros foi até superior» ao registado nas edições anteriores. «Fica a sensação de que quem esteve, esteve de algum modo a fazer história e a contribuir de forma ativa para fazer regressar a esperança a um sector que está custosamente a sair de meses de quebra», resumiu, na altura, Manuel Serrão.