Modtissimo esgotado abre as portas amanhã

A edição 60+2 do salão português dedicado à indústria têxtil e vestuário terá casa cheia, com o pavilhão 5 da Exponor a encher-se de produtores de tecidos, malhas, acessórios e vestuário.

[©Modtissimo]

“Visual” é o tema desta edição do Modtissimo, que se realiza nos dias 13 e 14 de setembro com casa cheia e várias novidades.

Para além dos expositores que irão preencher completamente o pavilhão 5 da Exponor, o salão contará igualmente com milhares de visitantes, incluindo muitos internacionais. De acordo com Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, que organiza o Modtissimo, as inscrições de profissionais de fora de Portugal «decorrem a bom ritmo, com uma grande procura já registada», acrescentando que «o trabalho desenvolvido em colaboração com as delegações do AICEP já está em marcha. Já temos mais de uma centena de compradores estrangeiros confirmados».

iTechStyle Green Circle

Quanto às novidades, «regressamos com mais uma edição do iTechStyle Green Circle, que será o maior de sempre, e o iTechStyle Showcase, em parceria com o CITEVE, bem como o Fórum de Tecidos. Uma das outras novidades ficará no hall de entrada: uma exposição de trajes regionais portugueses chamada “Vestir Português”», revela Manuel Serrão em comunicado.

No iTechStyle Showcase serão apresentadas cerca de 70 novas propostas, divididas pelas categorias de tecidos, acessórios e produtos. Entre estas inovações serão selecionadas as primeiras amostras finalistas dos iTechStyle Awards, que distinguem «o que de mais inovador e disruptivo se vai produzindo em Portugal», destaca Cristina Castro, relações públicas do CITEVE.

As exposições contemplam ainda o iTechStyle Green Circle, que contará com a apresentação de 45 coordenados produzidos de forma sustentável, numa mostra da capacidade nacional de produção de moda mais amiga do ambiente que é, segundo Cristina Castro, «a mais participada» de sempre. «Ao todo envolve 100 materiais, 52 empresas e cerca de 20 criativos e designers», descreve a relações públicas do CITEVE.

[©Modtissimo]
Em estreia, a exposição “Vestir Português” será realizada em parceria com a Associação Portugal à Mão e com a Associação Between Parallels e, segundo a organização, «dá nota de trabalhos e projetos que têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos, aliando tradição e design, traje e moda, memória e desafio, numa tentativa de manter a identidade portuguesa presente naquilo que vestimos».

O Modtissimo conta também com um programa de ações paralelas, que inclui a apresentação de tendências para o outono-inverno 2024/2025 pelo WGSN, através de streaming, e várias intervenções ligadas aos temas prementes da indústria, como a sustentabilidade e a digitalização. Entre as sessões previstas estão apresentações da plataforma da Neonyt (13 de setembro, às 14h30) e do iTechStyle Green Circle x Be@t (13 de setembro, às 17h), assim como do Digi4Fashion (14 de setembro, às 10h30) e a intervenção de Paulo Salgado, fundador da sampLess, e de Rui Godinho Oliveira, diretor de sistemas de informação da Riopele, sobre a criação de produto digital (14 de setembro, às 11h30).