Modtissimo arranca amanhã

O salão português deverá reunir cerca de 200 coleções de tecidos, acessórios e vestuário numa área de 7.000 metros quadrados na Exponor, antecipando a visita de muitos compradores internacionais.

Subordinada ao tema (In)Perfect, a 63.ª edição do Modtissimo abre as portas às 9h30 de amanhã e prolonga-se até às 18h de 22 de fevereiro, para dois dias que se esperam de bons negócios para os expositores presentes.

«Estamos a trabalhar para que 2024 seja um ano de reequilíbrios», afirma Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, responsável pela organização do salão. «Sabemos que somos (In)Perfeitos, mas com a vossa ajuda queremos melhorar», acrescenta, incitando à cooperação entre todos os subsectores da fileira têxtil e do vestuário. «As feiras deste sector que já decorrem desde o início de 2024 superaram as melhores expectativas, perfeito era que o Modtissimo possa seguir na mesma linha», conclui Manuel Serrão.

No total, estarão em exposição mais de 200 coleções, divididas pelos segmentos tecidos e acessórios, confeção de adulto e criança e serviços, ocupando uma área de 7.000 metros quadrados na Exponor.

A organização destaca a presença de novos expositores – nomeadamente a Lofer, de vestuário de outdoor, a Lunefe, de confeção, a Antarfer, que atua na área da estamparia, e a F. Campelos, que produz vestuário e têxteis-lar – e de regressos como o Latino Group, com a marca urban tech wear Bravian, e a Burel Factory.

Para além das novidades dos expositores, o Modtissimo tem igualmente um programa paralelo de eventos e conferências, incluindo o anúncio dos restantes finalistas dos iTechStyle Awards – os primeiros foram selecionados na edição de setembro do Modtissimo –, a apresentação do primeiro relatório de sustentabilidade do sector têxtil e vestuário, intervenções sobre robótica na ITV, moda digital e passaporte digital do produto, assim como a divulgação das tendências para a primavera-verão 2025, do WGSN, e uma talk sobre “Os desafios da sustentabilidade no sector têxtil”, com Carlos Mendoza Ayala, diretor regional de serviços de sustentabilidade da consultora Peterson Projects & Solutions.

No dia 21 de fevereiro, às 16h30, Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt, e Cristina Motta, representante oficial da Messe Frankfurt, estarão nas iTechStyle Talks para apresentar as feiras Techtextil, vocacionada para os têxteis técnicos e não-tecidos, e Texprocess, direcionada para equipamentos e maquinaria para a confeção e transformação de materiais flexíveis, que se realizam de 23 a 26 de abril em Frankfurt.