Siena mais sustentável e aberta a parcerias

A empresa de vestuário está a usar matérias-primas mais amigas do ambiente, incluindo reciclados e deadstock. Para além da sustentabilidade, a Siena acredita também no valor das marcas próprias e, por isso, está a apoiar projetos nesse sentido.

Riopele investe na poupança de água

A empresa têxtil, que anualmente já conseguiu reduzir o consumo de água no equivalente a 180 piscinas olímpicas, está a fazer novos investimentos para diminuir a utilização deste recurso e monitorizar os efluentes.

ZDHC publica guia de químicos

A fundação está a lançar a primeira versão de um documento sobre químicos essenciais com o objetivo de promover as melhores práticas no tingimento e acabamentos de têxteis.

Conselho Europeu aprova ecodesign e diligência

A proibição explícita de destruição de têxteis não vendidos, passaporte digital do produto e a obrigação de proteção do ambiente e pessoas na cadeia de aprovisionamento fazem parte das medidas que serão implementadas na UE.

Ibéria na mira da start-up de reciclagem Syre

A empresa fundada pela Vargas e a H&M conseguiu angariar 100 milhões de dólares para integrar a tecnologia de reciclagem patenteada da Premirr e anunciou ter selecionado o Vietname e a Península Ibérica para as primeiras duas unidades.

Bloom Labs distinguida pela GFA

A start-up americana, que criou uma tecnologia que regenera resíduos para os transformar em fibras, é a primeira vencedora do Trailblazer Programme e contará agora com o apoio da Positive Materials, sediada em Portugal, no desenvolvimento.

Marcas estão longe da descarbonização

A organização ambiental Stand.earth acusa as marcas de moda de continuarem a depender de combustíveis fósseis para produzir os seus artigos. H&M, Puma e Levi’s têm feito progressos, mas a Shein aumentou as emissões em quase 50% num ano.

Decathlon investe na reciclagem

A retalhista francesa de artigos de desporto está a investir na conterrânea Recyc’Elit, uma start-up que desenvolveu tecnologia para transformar resíduos têxteis em matérias-primas semelhantes às virgens.

Indústria da moda reduz pegada de carbono

A pegada de carbono da indústria da moda caiu ligeiramente em 2022, mas a tendência a longo prazo continua a ser de crescimento, de acordo com os últimos números do Apparel Impact Institute.

Países podem seguir modelo francês na fast fashion

A legislação aprovada na Assembleia Nacional francesa para taxar a moda pouco ecológica poderá ser seguida por outras nações, nomeadamente Irlanda e Austrália, onde há já pressão para que aconteça o mesmo.

Fibe produz fio com resíduos de batata

A empresa de ciência de materiais desenvolveu a primeira fibra têxtil a partir de resíduos da colheita de batata. Agora, a empresa sediada em Londres anunciou a criação de um fio a partir das suas fibras.

Por uma indústria mais limpa

Reciclagem, eliminação de químicos perigosos e implementação da responsabilidade alargada do produtor são alguns dos conceitos que terão de ser executados rapidamente, segundo a Zero Waste Europe.