ModaLisboa já tem programa

Na sua primeira edição 100% digital, a ModaLisboa oferece um programa mais vasto, que inclui 21 apresentações de moda, 13 conversas e 8 filmes que atravessam diferentes continentes mas focados na moda feita em Portugal, tanto nos designers como na indústria.

[©ModaLisboa]

Agendada para 15 a 18 de abril, depois de ter sido adiada por questões sanitárias, a programação da ModaLisboa será transmitida em diferentes plataformas, incluindo um micro-site, nas apps para iOS, Android e na televisão para clientes MEO, e nas suas redes sociais. «Exploramos a moda enquanto fenómeno social, cultural e económico», refere a organização, a cargo da Associação ModaLisboa, em comunicado.

As apresentações de moda começam no dia 15 de abril com o concurso Sangue Novo, mas também com a Béhen e Ricardo Andrez. No dia seguinte é a vez de Awaytomars, Carolina Machado, Hibu e Nuno Baltazar mostrarem as novas propostas. No sábado, 17 de abril, marcam presença nesta passerelle virtual a marca Buzina, Duarte, Constança Entrudo, Valentim Quaresma e Carlos Gil, enquanto no último dia se destacam João Magalhães, Gonçalo Peixoto, Luís Carvalho e Ricardo Preto.

A estas apresentações juntam-se entrevistas com os designers e vários conteúdos gravados um pouco por todo o mundo, de Portugal às Filipinas, passando pelo Gana, Singapura e Brasil. «Não dissemos que iríamos revelar mundos de forma literal, mas podíamos tê-lo feito porque a #Comunidade ModaLisboa não tem lugar: é um lugar», salienta a ModaLisboa.

Pensar a moda

Esta edição da ModaLisboa tem ainda um vasto programa paralelo de mesas redondas e workshops para discutir a moda e as suas nuances, tanto na vertente do design como da produção e de negócio.

[©ModaLisboa]
Logo no primeiro dia está agendada a #FastTalk&Beyond, com as intervenções de Suza Vos, designer de moda digital na The Fabricant, Alex Albini, CEO da IDEE Brand Platform, Massimiliano Giornetti, diretor da escola de moda italiana Polimoda, e Liz Ricketts, cofundadora da The OR Foundation.

Esta conferência será seguida pela #IndustryTalk, com a presença da designer Joana Duarte, da Béhen, Pedro Noronha-Feio, um dos fundadores das marcas White Tent e Pecegueiro & Filhos e do Capelista Design Studio, César Araújo, administrador da Calvelex e presidente da ANIVEC, Tadeu Pinto, administrador da Trimalhas, e Ana Pedrosa, gestora de clientes da Pedrosa & Rodrigues.

O programa, que se desenrola ao longo de quatro dias, contempla ainda três #DesignerTalks e várias #StorySessions, uma das quais com Mico Mineiro, administrador da Twintex, sobre o sistema moda, outra com Ricardo Silva, administrador da Tintex sobre responsabilidade social e ambiental, e duas no âmbito do negócio da moda, uma com o designer, empresário e presidente da APICCAPS Luís Onofre e outra com Manuel Teixeira, CEO da Estratégia ModaPortugal.

«Numa edição da Lisboa Fashion Week sem público, serão estas sessões de discurso direto a trazer a #Comunidade para a programação, para um retrato do que é a moda hoje – e do que será a moda amanhã», resume a ModaLisboa.

Impulsionar as vendas de design

Para chegar à população e promover as compras de design nacional, a ModaLisboa disponibiliza ainda duas plataformas de comércio eletrónico: a Wonder Room e a Gow Public.

«Vivemos em pandemia há um ano. Lojas intermitentemente fechadas, coleções permanentemente embargadas e o produto criativo à nossa espera nas prateleiras. Dentro de cada produto, há mãos, corpos, mentes e ideias. Dentro de cada produto há um mundo que pode ser nosso», justifica a ModaLisboa.

[©ModaLisboa]
A Wonder Room contará com 64 marcas de moda, acessórios e design de produto, «bem como de criações dos nossos designers – tanto dos que fazem parte do calendário, como daqueles que não apresentarão coleção esta estação», indica a ModaLisboa. A plataforma encaminha o consumidor para a loja online do designer ou marca, onde é feita a aquisição das peças.

Já a segunda plataforma resulta de uma parceria com a revista interativa Gow Public, que atualizou a ferramenta “See Now, Buy Now”, que permite adquirir as peças de alguns dos designers desvendadas nesta edição momentos após a sua apresentação: para isso, o consumidor terá de aceder ao vídeo na página do designer nas plataformas digitais da ModaLisboa, onde as peças disponíveis para compra imediata estão assinaladas e, através de um clique, irá parar à loja online do designer, onde poderá concluir a compra.