ModaLisboa já tem menu completo

Os desfiles e os eventos paralelos da edição À la Carte da ModaLisboa já são conhecidos. O programa inclui, no primeiro dia, as Talks, com participação da ITV, e termina no domingo, 8 de outubro, com o desfile de Dino Alves.

Dino Alves - Modalisboa - março 2023 [©ModaLisboa]

A passerelle será estreada, nesta edição, pelos novos talentos do Sangue Novo, no dia 6 de outubro, às 18h, o mesmo dia em que desfila a DuarteHajime. No dia seguinte, será a vez de Luís Buchinho, Ricardo Andrez, Nuno Baltazar, Kolovrat e Carlos Gil mostrarem as suas propostas no Pátio da Galé. No último dia será a vez de Olga Noronha, Buzina, Valentim Quaresma, Luís Carvalho, Gonçalo Peixoto e Dino Alves revelarem as suas mais recentes criações.

Além dos desfiles, a ModaLisboa, que adotou como tema À la Carte, tem um programa paralelo mais abrangente. «Moda é também tudo o que vem antes do produto – a reflexão social, o design que soluciona problemas, o génio da criatividade – e por causa do produto – os empregos, a indústria, o sistema económico e a comunidade. E mais: hoje, moda é finalmente o que vem depois do produto, com todas as oportunidades que tem para encontrar soluções para um futuro mais limpo, mais ético e mais humano», justifica Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa.

O primeiro dia do evento, no dia 5 de outubro, começa com a inauguração, às 12h, da Workstation New Media, uma exposição do trabalho de vários artistas com inteligência artificial, performance, 3D, som, media interativos e tecnologias emergentes.

[©ModaLisboa]
À tarde, a partir das 17h, é a vez das Talks. A crise climática será o tema da primeira. «Não poderá existir futuro – nem pode, neste momento, existir um presente – da indústria de moda sem um combate ativo à crise climática. E a inovação tem um papel fundamental na aceleração de processos e na criação de soluções para a materialização de uma estratégia concreta para a sustentabilidade. Inteligência artificial, design thinking ou biologia sintética são o vocabulário corrente de quem trabalha para causar verdadeiro impacto positivo e são esses motores de mudança que lideram esta Talk», descreve a ModaLisboa.

O painel para debater este tema é composto por Ana Tavares, CEO da RDD, João Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal, Manuel Lopes Teixeira, CEO da Estratégia ModaPortugal, promovida pela ANIVEC e o CENIT, e Ricardo Costa, CEO da NGC e da KOD Bio.

Na segunda talk, o foco estará na criatividade e na criação de marcas de moda. «Com uma alteração profunda nos padrões de consumo e um novo nível de exigência por parte de quem compra moda de autor, uma marca sem identidade é um produto altamente perecível. Missão, valores, personalidade e opinião são tão essenciais como a criatividade e o design, porque a empatia e identificação emocional ganham cada vez mais terreno na decisão de compra», indica a ModaLisboa, que convidou Alberto Manzini, coordenador de master Fashion Trend Forecasting, no Istituto Europeo di Design (IED), a designer Constança Entrudo e o designer de joias Mathew Harris.

O programa paralelo inclui ainda apresentações do be@t e da Portuguese Soul, um cocktail ModaPortugal Circular e a antestreia do espetáculo filmado Obscuro Domínio, que irá estrear na RTP2 a 14 de outubro.