Moda portuguesa mostra-se em Paris

A partir de amanhã, David Catalán, Estelita Mendonça, Huarte e Pedro Pedro estarão na Tranoï, enquanto a dupla Ernest W. Baker apresenta-se a 24 de junho na Semana de Moda da capital francesa.

Ernest W. Baker [©Ernest W. Baker]

Estas presenças na capital francesa são integradas no Portugal Fashion Showrooms, um novo conceito do Portugal Fashion para a promoção da moda nacional durante a Semana de Moda de Paris. «O principal objetivo é promover a moda de autor portuguesa e oferecer uma plataforma exclusiva para que designers e marcas nacionais possam expandir os seus negócios, de modo a alcançarem novos mercados internacionais», destaca, em comunicado, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que promove a iniciativa.

A partir de amanhã, 22 de junho, e até ao próximo domingo, 25 de junho, David Catalán, Estelita Mendonça, Huarte e Pedro Pedro estarão a mostrar as suas coleções na feira Tranoï, parceira oficial da Semana de Moda de Paris. A iniciativa dá continuação à parceria estabelecida entre o Portugal Fashion e a Tranoï no ano passado, que se se prolonga até ao próximo outono..

David Catalán – Desfile no Portugal Fashion – março 2023 [©Portugal Fashion-Ugo Camera]
«Com base na vasta rede de contactos da Tranoï e da Féderation de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), o Portugal Fashion uniu-se a um parceiro de grande relevância internacional para promover os negócios da moda portuguesa e expandi-la além-fronteiras. A cada edição, o Portugal Fashion é responsável por indicar os designers para participarem, enquanto a escolha e a curadoria das marcas ficam a cargo da Tranoï, que utiliza a sua experiência de vários anos para avaliar o potencial internacional de cada marca nos diversos mercados globais», sublinha.

Já a Ernest W. Baker, marca da dupla Reid Baker e Inês Amorim, vai apresentar a coleção primavera-verão no próximo sábado, 24 de junho, no n.º 19 da rue Béranger, em Paris, «com uma abordagem inovadora que combina elementos fotográficos e conteúdo audiovisual, enriquecendo as dinâmicas de vendas do showroom com a apresentação visual», explica o comunicado.

A apresentação alinha-se com a estratégia da marca, que já vestiu Pharrell Williams, atual diretor criativo de moda masculina na Louis Vuitton, «que procura atrair não apenas compradores, mas também stylists, influenciadores e imprensa internacional. A abordagem diferenciada visa realçar o posicionamento criativo e o estilo da marca, proporcionando oportunidades de networking profissional, contactos diretos e uma comunicação focada na promoção comercial. O objetivo é enfatizar o potencial de negócios, vendas e exportações», conclui.