Moda nacional deslumbra “nuestros hermanos”

Foi na Pasarela Gaudi que os portugueses José António Tenente e Miguel Vieira provaram, de uma vez por todas, que a moda portuguesa está boa e recomenda-se.

Visivelmente satisfeito com a prestação dos representantes da moda portuguesa em Barcelona, Armindo Monteiro presidente da ANJE – Associação Nacional dos Jovens Empresários – estava «satisfeito porque os portugueses chegaram aqui com garra e não a pedir o favor de os deixarem participar».

Com o orgulho de ser português, o presidente da ANJE não escondeu a satisfação de ver os dois criadores apresentarem no mercado espanhol colecções com bastante «criatividade e muita qualidade. Hoje, os portugueses foram bons!», exclamou.

Armindo Monteiro fez um balanço bastante positivo desta acção, promovida pelo Portugal Fashion, em Barcelona, mas não deixa de referir que agora é tempo de «fazer uma avaliação pragmática da situação, e que passa por ver que vendas Portugal está a conseguir fazer. Esta é ainda uma fase de semear mas, já se começam a ver alguns frutos». Neste sentido, o presidente da ANJE considera importante estar no mercado espanhol, mas deixa o alerta de que é preciso ter-se sentido de negócio, como é o exemplo de Miguel Vieira, muito acarinhado em Espanha, sendo considerado um verdadeiro “business man”, aliando a criatividade e qualidade à necessidade de fazer negócio.

Portugal apresentou-se na Pasarela Gaudi no dia 1 de Fevereiro com o desfile de José António Tenente, que nos levou pela memória de uma viagem imaginária à volta do mundo. Os padrões misturados e o contraste de materiais dava-lhe um tom folclórico. Influenciada por várias etnias, a colecção surpreendeu a imprensa espanhola que se deslumbrou com a qualidade e criatividade do estilista. No final, Tenente mostrou-se visivelmente emocionado com a recepção do seu trabalho, esperando agora, para ver «o que o mercado espanhol tem para oferecer».

Miguel Vieira apresentou-se na Pasarela Gaudi no dia 3 de Fevereiro, sempre cheio de mimos vindos da imprensa espanhola. No mercado espanhol há oito anos, através da sua linha de sapatos, Miguel Vieira é sem dúvida um dos estilistas mais bem recebidos em Espanha. Abba e Bee Gees preencheram o espaço Gaudi com sons muito familiares, criando desde logo empatia com o público. Uma colecção personalizada e de altíssima qualidade desfilou ao longo de uma passarela coberta de brilhantes, dando um ar sofisticado e luminoso. Cheia de pormenores, a colecção foi dedicada «a homens com muito glamour e elegantes e a mulheres charmosas e bonitas mas, sempre, muito felizes». O preto, o rosa e o lavanda foram as cores escolhidas, numa colecção onde se misturam vários estilos.

O próximo mercado a render-se ao glamour nacional será Paris, onde o Portugal Fashion estará presente para continuar a divulgação do que de melhor se faz em Portugal, seguido-se em Abril, e mais cedo do que o habitual, o Porto.