Este é o quinto ano consecutivo em que a MO se alia ao IPO para angariar fundos e consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. A iniciativa solidária Movimento Rosa “Há Causas que Fazem Parte de Nós” pretende apoiar as mulheres e respetivas famílias e alertar para a necessidade da prevenção, chamando a atenção para a importância do rastreio e do diagnóstico precoce.
«É com muito orgulho que, pelo quinto ano consecutivo, nos associamos ao IPO do Porto para continuar este Movimento Rosa. Este ano, mais do que nunca, quisemos através da consciencialização e do alerta para a prevenção, sensibilizar todas as pessoas a incluírem no seu dia-a-dia e nas suas rotinas diárias pequenos gestos que podem fazer toda a diferença. Por isso, a mensagem é de otimismo, espírito de luta e sentimento de esperança para aquelas que já travam esta batalha, acompanhada de um objeto – porta-chaves “Dois Corações num Só” – que, além de utilitário, está imbuído de simbolismo, funcionando como o melhor lembrete de todos para esta causa», acredita Diana Teixeira Pinto, diretora de marketing, e-commerce e cliente da MO.
«O verdadeiro progresso na luta contra o cancro da mama implica o diagnóstico da doença em fase inicial do seu desenvolvimento e o tratamento de acordo com a melhor evidência científica, mas exige também que a prevenção se torne uma prioridade. A prevenção do cancro da mama pressupõe uma maior investigação científica na identificação e na redução dos fatores que aumentam o risco de cancro da mama. Investigadores, clínicos e educadores desempenham, hoje, um papel crítico na tradução, comunicação e divulgação dos resultados da investigação científica, para responder às preocupações da sociedade e promover hábitos de vida saudáveis», explica Joaquim Abreu de Sousa, coordenador da Clínica da Mama do IPO do Porto.
A nível mundial, são diagnosticados dois milhões de pacientes por ano com cancro da mama e cerca de uma em cada seis mulheres morre devido ao mesmo. Este tipo de tumor é o segundo mais frequente em todo o mundo, sendo que é mais predominante entre a população feminina.
A nova campanha de angariação de fundos para a prevenção do cancro da mama em parceria com o IPO do Porto reflete a filosofia e os valores da MO, sublinha o comunicado da marca, que se define como «uma marca que procura promover causas solidárias diferenciadoras e significativas e que tem no centro da sua ação todas as famílias em Portugal».