Missão Empresarial a Marrocos

Cientes de que a zona mediterrânica surge, cada vez mais, como um destino por excelência nas opções de negócio das empresas portuguesas, a AIMinho e o ICEP levam 16 empresas em missão empresarial a Marrocos. Ir de encontro ao perfil de especialização das empresas marroquinas, numa óptica de cluster de base em determinados sectores é o objectivo da missão.

Durante a visita serão realizadas reuniões de trabalho de forma a reforçar a presença/posicionamento das empresas no mercado marroquino e a aprofundar e consolidar as relações bilaterais institucionais, nomeadamente as relações entre a AIMinho e entidades congéneres marroquinas, organismos de apoio à actividade económica, universidades e centros tecnológicos, com vista à promoção de plataformas multilaterais indutora de novas tecnologias e oportunidades de negócio. Procura-se ainda a consolidação e o reforço das competências adquiridas pela AIMinho neste mercado, numa perspectiva de complemento à dinâmica do relacionamento entre empresas marroquinas e portuguesas.

Marrocos deseja encorajar o investimento estrangeiro e para tal concede aos investidores não marroquinos os mesmos direitos e vantagens que aos locais. Graças às reformas efectuadas no Código Comercial, Lei de Empresa, Lei Laboral e, em particular, à compilação das leis de investimento através da Carta do Investimento, os investimentos e os seus lucros, através de ganhos de capital, dividendos, juros ou vendas, podem ser repatriados com total liberdade.

A AIMinho e o ICEP pretendem com esta iniciativa proporcionar às empresas portuguesas novas oportunidades de contactos mais directos e de negócios com as suas congéneres marroquinas, bem como incentivar e apoiar a penetração das empresas naquele mercado.

As empresas ligadas à ITVC que participam na iniciativa são a Celestex (confecção de têxteis-lar), a Malhas Carjor (tricotagem), a Confecções Giliana e a Têxtil do Marco (confecção de vestuário), a Lusopré e a Intrabol (comércio e fabrico de componentes para calçado e a José Mário Mendes Pires (máquinas têxteis). Representando outros sectores de actividade participam a Alumínios Navarra na área de extrusão e tratamento de alumínio, a ANO na área de software e serviços, a DST no sector da construção civil e obras públicas, a Fundilusa na área de fundição de metais, a Henrique Sampaio Serviços na área software/hardware e serviços, na área de fabrico de componentes para calçado, Jorge Baptista da Silva & Irmão na área da metalurgia/metalomecânica, a Metalocaima na área da metalúrgica (Indústria Alimentar, Vinícola e Química) e a Quimiserve na área da indústria química ligeira.