Ministro da Economia estreia-se no Modtissimo

No regresso a casa, habitual na edição de setembro, o salão português dedicado à indústria têxtil e vestuário vem carregado de novidades. O espaço Green Circle e o iTechStyle Forum são alguns dos destaques, assim como a visita, pela primeira vez, do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

De acordo com a organização, «o espaço para expositores está esgotado há meses, centenas de compradores têm já presença confirmada e em exposição estarão mais de 400 novas coleções».

O salão dedicado à indústria têxtil e vestuário, que se realiza na Alfândega do Porto a 26 e 27 de setembro, apresenta-se, desta forma, como uma paragem obrigatória, a que nem o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, irá faltar, estando agendada a sua visita para o primeiro dia do certame, às 17h. Caldeira Cabral segue, assim, a pisada de outros governantes, incluindo, em 2017, a Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann (ver Modtissimo faz a festa), e o seu antecessor, João Vasconcelos, em 2016 (ver Negócios em alta no Modtissimo).

«O espaço da Alfândega do Porto revela-se cada vez mais pequeno para o evento», aponta, em comunicado, a organização – a cargo da Praia Lusitana, Associação Selectiva Moda, ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e Anil – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios –, dando conta que a área de exposição ficou esgotada «ainda em julho» e que «a lista de espera tem crescido». O salão abrange toda a fileira moda, incluindo fios, malhas, tecidos, acessórios, vestuário e têxteis técnicos.

Quanto aos visitantes, «neste momento, está já confirmada a presença de mais de 400 compradores internacionais, mas são esperados cerca de 6 mil visitantes no total. Para além dos principais mercados europeus, também países como os Estados Unidos, a Colômbia, a Rússia ou o Japão terão delegações de empresários a visitar o Porto», anuncia a organização.

Entre as novidades desta 52.ª edição do Modtissimo – o certame foi criado em 1992 –, destaca-se o Green Circle, um espaço focado na sustentabilidade que contará com uma coleção de modelos de criadores nacionais, feitos a partir de matérias-primas amigas do ambiente.

Já o iTechStyle Showcase – Textile Innovation and Business Platform – a área dedicada à inovação promovida pelo Citeve – está de volta e contará com uma mostra das inovações de empresas nacionais, divididas entre um Fórum de Tecidos, um Showcase de Produtos e o Fórum de Acessórios.

Além dos expositores, o Modtissimo conta ainda com um programa paralelo de eventos, incluindo sessões de apresentação das tendências para o outono-inverno 2019/2020 dos gabinetes de tendências Promostyl, Carlin e WGSN, a apresentação do livro “Da tradição se fez futuro – 30 anos de indústria têxtil portuguesa”, workshops sobre economia digital e sustentabilidade e a apresentação da feira Neonyt, da Messe Frankfurt (ver Messe Frankfurt junta sustentabilidade na Neonyt).