O seminário, cuja participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, realiza-se no CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, e inclui a apresentação e a demonstração da solução Feature Recognition, que aplica inteligência artificial ao corte.
A tecnologia foi desvendada na última edição da iTechStyle Summit, em maio. A Feature Recognition permite fazer corresponder elementos gráficos a moldes de uma peça de vestuário, isto é, posicionar imagens nas partes que constituem o produto. «No fundo, é uma reminiscência do próprio Pattern Matching», a solução de corte de padrões, mas em que «não estamos a falar de xadrez, não estamos a falar de riscas, mas de elementos pictóricos que podem ser qualquer coisa», destacou João Bernardo, CEO da Mind, na altura. «Não estamos à procura de padrões, mas estamos a avaliar uma imagem e a tentar retirar dessa imagem características muito pontuais e muito específicas. Claro que esta nova solução deve poder ser usada de forma combinada com a antiga solução de Pattern Matching», referiu.
Em paralelo ao evento, João Bernardo explicou que «percebemos que esta necessidade existia há muito tempo. Um dos nossos primeiros clientes no sector da confeção de vestuário, a Cordeiro Campos, que nos adquiriu um primeiro sistema já no longínquo ano de 2014 ou 2015, colocou-nos este desafio. Na altura, não tínhamos uma experiência tão profunda do mundo da confeção de vestuário e construímos soluções, numa abordagem um pouco diferente, que serviram apenas parcialmente os propósitos. Desde então, fomos lidando com outros clientes, alguns internacionais, na área da moda de luxo, que nos têm sistematicamente colocado este tipo de questão de como cortar modelos em tecidos com estampados, motivos macro, digamos, que podem ser folhas e ramagens, podem ser aves exóticas, o que for. E, aí, tínhamos de ter um tratamento bastante mais generalista».
O seminário da próxima quarta-feira, 22 de novembro, terá início às 14h e prevê um momento dedicado ao corte em folha simples e uma segunda parte dedicada à Feature Recognition, primeiro com uma apresentação e depois com uma demonstração.