Milliken melhora proteção dos astronautas

A empresa americana está a trabalhar no desenvolvimento e produção de malha para fazer roupa interior resistente à chama para as missões Artemis da NASA.

[©NASA]

A Artemis III será a primeira missão lunar tripulada realizada pelos EUA em mais de 50 anos, com lançamento previsto para 2026.

A Milliken está a colaborar com a Jacobs, uma empresa de serviços profissionais, através do contrato JSC Engineering, Technology & Science (JETS) II com a NASA para desenvolver um têxtil que será usado junto da pele para ser aplicado no vestuário que os astronautas vão vestir quando operarem veículos espaciais durante a missão.

A NASA está a trabalhar com a indústria dos EUA para desenvolver o chamado Sistema de Aterragem Humano (HLS na sigla em inglês) para levar astronautas à superfície lunar como parte da missão Artemis. Os veículos HLS irão operar em ambientes com mais requisitos de resistência à chama devido aos elevados níveis de oxigénio, que aumentam o risco de incêndio. A Milliken foi selecionada como fornecedora para desenvolver e fabricar malhas resistentes à chama.

«A Milliken vê este projeto como uma oportunidade para apoiar o compromisso dos EUA com o avanço da exploração espacial, da ciência e da investigação que terá um impacto positivo nas gerações futuras», afirma David Smith, presidente do negócio têxtil e vice-presidente executivo da empresa. «Estamos orgulhosos de fazer a nossa parte para ajudar a manter os astronautas da NASA seguros durante as missões Artemis», acrescenta.

A primeira fase do projeto começou no verão de 2023 e concentrou-se no planeamento de produção e avaliação de materiais. A Milliken usou a sua experiência em retardamento de chama, tricotagem e acabamentos, bem como a sua capacidade na análise química, testes de materiais e prototipagem rápida para completar uma análise abrangente dos materiais históricos da NASA.

«Este projeto parece feito sob medida para a Milliken – é o casamento perfeito entre as capacidades de retardamento de chama da nossa marca Westex e a experiência em têxteis em malha da nossa marca Polartec», reforça Ramesh Kesh, vice-presidente sénior do negócio têxtil da Milliken.

Na segunda fase do projeto, a Milliken e a Jacobs estão a finalizar protótipos e a produzir a nova malha para entrega final à NASA. Esta fase deverá ficar concluída até ao outono de 2024.