Micam em grande

Greatify, para traduzir “grandeza em formação”, é o tema da próxima edição da feira de calçado Micam, que, juntamente com os restantes certames que se realizam em paralelo, vai reunir, entre 18 e 21 de fevereiro, quase 3.000 marcas em Milão.

Micam - setembro 2023 [©Micam]

Greatify é a hashtag que a organização da feira de calçado quer promover na próxima edição, que além da Micam junta também os certames Mipel (artigos de couro), TheOneMilano (outerwear e alta-costura), Lineapelle (couros, acessórios e componentes) e Milano Fashion&Jewels (bijutaria, joalharia e acessórios de moda de gama alta).

«Esta hashtag personifica o papel das feiras como polos de aventura em novos mercados, fomentando o crescimento dos negócios e, acima de tudo, apresentando tendências para o futuro», refere a organização.

No total dos seis eventos, estarão presentes em Milão 2.951 expositores, dos quais 923 marcas na Micam, incluindo 34 empresas portuguesas, de acordo com a informação disponibilizada pelo website da feira italiana.

«A qualidade e sucesso de uma feira podem ser medidos por dois indicadores: a sua vocação para gerar inovação e a sua capacidade de atrair profissionais de todo o mundo. Além dessas duas variáveis, a Micam também oferece um foco na sustentabilidade e uma ótima oportunidade para atualização profissionais», sublinha Giovanna Ceolini, presidente da Micam. «A edição de fevereiro não é apenas uma espécie de check-up para o sector do calçado, mas uma oportunidade imperdível para prever as tendências num sector que vale mais de 14 mil milhões de euros, com mais de 72 mil trabalhadores, que representa a espinha dorsal da indústria de manufatura de Itália», acrescenta.

Em termos de tendências, todas as feiras partilham temas abrangentes. O primeiro é a sustentabilidade, «um conceito tangível e o resultado de esforços colaborativos em todo o sistema da moda, para garantir que as empresas prosperam no mercado europeu em expansão», aponta a organização.

O segundo tema é a experiência sensorial: ver, tocar, sentir. «2024 trará um interesse renovado nas compras em lojas físicas e na interação humana direta. Uma vez que os nossos sentidos melhoram o nosso conhecimento, ajudam-nos a navegar tanto pelo lado físico/táctil como pelo lado conceptual/criativo da moda – o mesmo aspeto que é exemplificado nas feiras, onde se encontram a oferta das empresas e a procura dos compradores», resume.

Um futuro positivo é o terceiro tema e apela a uma visão otimista para moldar proactivamente um futuro melhor e um novo normal, combatendo o excesso e abundância em favor daquilo que é concreto.

Micam – setembro 2023 [©Micam]
«O elevado número de pré-reservas para as feiras reflete um forte interesse tanto por parte de compradores de Itália como internacionais, com a maior parte dos visitantes não-italianos a serem provenientes de países europeus como a Alemanha, a França, o Reino Unido, Grécia e Espanha», sublinha a organização. «Mercados distantes, incluindo a Coreia do Sul, o Japão, os EUA e o Cazaquistão, também mostraram um forte interesse nos eventos», conclui.

Na última edição, em setembro, a feira de calçado aumentou, em 21%, o número de compradores internacionais, tendo recebido um total de 42.273 visitantes.