Micam com excelentes resultados

A feira de calçado de Milão recebeu, juntamente com os eventos paralelos, mais 21% de visitantes internacionais, com um aumento de profissionais espanhóis, franceses e alemães, assim como o regresso dos compradores chineses.

[©Micam]

A organização, que classifica os resultados desta 96.ª edição como «excelentes», revela que, no total, estiveram presentes Micam – que se realizou de 17 a 20 de setembro em paralelo com a Mipel, a The One Milano e a Homi Fashion & Jewels – 42.273 visitantes profissionais, o que representa um aumento de 21% face à edição de setembro de 2022.

Os números finais dos certames mostram um aumento dos visitantes de Espanha, França e Alemanha, em termos europeus, enquanto de fora da Europa a Micam exalta o regresso dos chineses e as confirmações do Japão e da América do Norte, com canadianos e americanos a destacarem-se.

[©Micam]
Do lado dos expositores, marcaram presença cerca de 2.000 marcas – entre as quais 36 portuguesas – indica a organização, que sublinha que as novas coleções apresentadas mostram «um forte compromisso para com a investigação e inovação, qualidade e uma particular atenção à sustentabilidade. Jovens, essenciais a qualquer indústria em constante mutação, foram mais uma vez os protagonistas de todos os eventos, graças a iniciativas dedicadas e áreas especiais. Criatividade, talento, pesquisa de materiais e tecnologias de produção, assim como atenção às rápidas mudanças do mundo da moda, marcaram as criações dos designers emergentes».

Além disso, destaca, «houve inúmeras oportunidades para debater os temas mais quentes da indústria, da sustentabilidade à inteligência artificial, das novas tecnologias de produção ao futuro do retalho».

[©Micam]
Resultados que foram ao encontro dos objetivos traçados pela organização ainda antes da Micam abrir as portas. «A Micam está a impulsionar a recuperação do sector nacional de calçado e tem um papel importante para a afirmação das nossas empresas, que precisam do apoio de uma feira para se posicionarem e desenvolverem nos mercados internacionais», acredita Giovanna Ceolini, presidente da Micam. «Com mais de 3.700 empresas e 72 mil trabalhadores, este segmento é um dos pilares absolutos do sistema moda», acrescentou.

A próxima edição da Micam tem já data marcada para 18 a 21 de fevereiro de 2024.