Metaverso ganha força na moda

O Lyst Index Q4 2021, que se baseia nos dados da plataforma Lyst, que conta mais de 160 milhões de compradores, revelou os temas principais para a moda no futuro, onde o metaverso e o entretenimento desempenham um papel fundamental para impulsionar o negócio, tanto de marcas mais mainstream como de luxo.

[©Balenciaga]

O Lyst Index Q4 2021, que revela as 20 marcas e os 10 produtos mais fortes tanto para homem como para mulher a cada trimestre com base no comportamento dos consumidores da Lyst, mostra que as marcas estão agora a fazer experiências com o metaverso e aponta que o futuro da moda pode estar no entretenimento.

O estudo salienta que as marcas começaram a testar experiências virtuais e vendas inspiradas no metaverso no período de outubro a dezembro, ao mesmo tempo que o futuro da moda mais vasto parece estar no entretenimento, na colaboração e nas comunidades.

O Lyst Index Q4 2021 coloca marcas de vestuário mais generalistas ao lado de casas de moda mais luxuosas no top 20 das marcas mais desejadas no período de três meses. A marca de sportswear Nike ocupa o 13.ª lugar graças à sua entrada no metaverso com a aquisição da start-up de ténis virtuais RTFKT e a criação do mundo virtual Nikeland com a Roblox.

Nike_x_Roblox Showroom[©Nike]
Mas são as marcas premium Balenciaga e Prada que ocupam as posições cimeiras, impulsionadas por campanhas nas redes sociais que colocam os seus consumidores no centro das iniciativas de marketing.

A Moncler, que surge no quinto lugar no top 20 de marcas, também fez experiências com a tendência do metaverso e do entretenimento ao colaborar com o jogo Fortnite com vestuário e acessórios virtuais para serem usados pelos avatares.

A lista completa das marcas é liderada pela Balenciaga, seguida pela Gucci, Prada, Louis Vuitton, Moncler, Dior, Fendi, Saint Laurent, Versace, Bottega Veneta, Valentino, Burberry, Nike, Loewe, Alexander McQueen, Jacquemus, Balmain, Dolce & Gabbana, Givenchy e Miu Miu.

Ugg, Adidas e The North Face destacam-se

Quanto aos produtos, a maior parte são igualmente provenientes de marcas de luxo, mas a marca de calçado Ugg conseguiu entrar na lista de produtos de senhora com os seus chinelos Tazz. Já na lista dedicada ao universo masculino, a Adidas ocupa o oitavo lugar com as botas YEEZE NSTL e a North Face surge no nono lugar com os chinelos NSE III Tent.

The Hacker Project[©Gucci]
Ugg Tazz[©Ugg]
Na lista de senhora, a carteira Neo Classic de tamanho pequeno da Balenciaga está no primeiro lugar, seguido do chapéu Re-Nylon da Prada, do casaco acolchoado Teddy da The Frankie Shop, do casaco The Hacker Project com cristais da Gucci com a Balenciaga, os sapatos acolchoados da Prada, o bustier de tulle de Nensi Dojaka, o cinto reversível Valentino Caravani Vlogo, as botas 68 da Saint Laurent, o capuz em croché que cobre a cara da Miu Miu e os chinelos Tazz da Ugg.

Moncler Cuvellier [©Moncler]
The North Face NSR III Tent [©The North Face]
A lista de homem é composta pelos sapatos 1953 Horsebit da Gucci, o relógio Seamaster Diver 300 da Omega, o casaco Re-Nylon da Prada, o casaco curto com enchimento de penas Cuvellier da Moncler, a camisola com capuz ESSENTIALS da Fear of God, os ténis Out of Office da Off-White, o casaco Alpha SV da Arc’teryx, as botas YEEZY NSTL da Adidas, os chinelos NSR III Tent da The North Face e a balaclava de lã da Stone Island.