Messe Frankfurt France cancela feiras

As feiras parisienses Texworld e Apparel Sourcing são as mais recentes baixas no calendário das feiras físicas. A organização anunciou hoje o cancelamento da edição de fevereiro devido à evolução da pandemia, mas irá propor um evento com um formato inovador para compradores de tecidos e vestuário.

[©Messe Frankfurt France]

O crescente número de casos ativos de Covid-19 um pouco por todo o mundo, em especial na Europa, está a gerar mais incerteza e as limitações para os grandes eventos de dimensão internacional – incluindo a restrição de viagens de estrangeiros – «torna impossível fazer feiras profissionais para a indústria da moda», refere a Messe Frankfurt France que, por isso, resolveu cancelar a edição da Texworld e da Apparel Sourcing Paris e certames paralelos, nomeadamente a Avantex, a Leatherworld, a Shawls & Scarves e a Texworld Denim, agendados para 1 a 4 de fevereiro.

A organização, contudo, quer continuar a ser um ponto de encontro para os players internacionais da moda, compradores e expositores, e está a definir um evento num «formato inovador» para promover os negócios e dar visibilidade aos produtores, pensado para compradores de tecidos e vestuário. Este formato, que terá a duração de uma semana e irá realizar-se também no início de fevereiro, «vai permitir aos compradores descobrirem, com segurança absoluta, a oferta de expositores selecionados cujos produtos vão ser agrupados em áreas específicas».

Segundo Frédéric Bougeard, presidente da Messe Frankfurt France, «não será uma feira no sentido restrito da palavra, porque este evento não vai juntar expositores, mas os produtos de uma seleção dos nossos expositores. É uma solução que nos vai permitir responder melhor às necessidades e expectativas dos clientes durante este período único. Complementa a plataforma de sourcing digital, que desenvolvemos com a nossa parceira Foursource, como forma de troca entre duas edições físicas das nossas feiras. É crucial oferecer acesso, ainda que restrito, aos nossos visitantes a uma oferta mundial».

O evento irá acolher visitantes através de convites exclusivos e reservas, para lhes mostrar as coleções de têxteis e vestuário selecionadas da oferta dos expositores. Organizadas à volta do habitual fórum de tendências, várias áreas dedicadas vão agrupar por categoria as amostras de tecidos e produtos acabados de «centenas de empresas têxteis e produtores de vestuário reunidos pelo nosso comité de seleção», explica a Messe Frankfurt France.

[©Messe Frankfurt France]
A última edição presencial das feiras organizadas pela Messe Frankfurt France em Paris aconteceu em fevereiro deste ano, onde já foram sentidos os efeitos da pandemia. As feiras, que decorreram de 10 a 13 de fevereiro, receberam 7.109 visitantes, o que representou uma diminuição de 49% face à edição homóloga de fevereiro de 2019, e sentiram igualmente uma redução no número de expositores.

A edição de setembro acabou por ser cancelada, mas a organização tinha já anunciado novidades para o próximo ano, nomeadamente um novo conceito sob a designação Texworld Evolution Paris.