Meias da sorte

A The Ugly Duck quer ser reconhecida como uma marca de moda sem género e inclusiva. O pontapé de saída foi dado com a Lucky Charm Collection, composta por seis pares de meias em bambu com elementos figurativos associados à sorte.

[©The Ugly Duck]

A The Ugly Duck surgiu em meados deste ano, «quando percebemos que o mercado, embora em crescimento, ainda não tinha explorado muito a componente de moda que engloba os universos masculino e feminino», conta a cofundadora Margarida Gamboa.

Com uma abordagem inclusiva e sem criar segmentações de género, valorizando antes a individualidade e potencial de cada um, a marca quis «começar com um elemento que fosse um acessório, ou uma peça que facilmente fosse interpretada para todos os géneros, e assim nasceu a nossa primeira coleção de meias, a Lucky Charm Collection», revela ao Portugal Têxtil.

[©The Ugly Duck]
Com esta primeira coleção composta por seis pares de meias em bambu que remetem para elementos associados à sorte (o tsuru, o gato da sorte, o escaravelho, a carpa, o trevo e a libelinha), a marca quis oferecer ao mercado peças únicas, produzidas em materiais sustentáveis. «São um incentivo e um amuleto extra para seguirmos com a nossa própria intuição e alcançarmos os nossos objetivos. Afinal, a sorte é mesmo um estado de espírito», afirma.

Pensadas e desenhadas por Margarida Gamboa e Ana Raquel Esteves, ambas mentoras do projeto, as meias são «orgulhosamente produzidas em Portugal», numa fábrica especializada situada em Coimbra. «Para conseguirmos o detalhe que gostaríamos, foram fabricadas em máquinas de 200 agulhas» destaca Margarida Gamboa.

A The Ugly Duck está à venda exclusivamente através do website da marca, «mas queremos brevemente começar a chegar ao mercado de retalho com lojas que reflitam os nossos valores», adianta.

Para o próximo ano, estão a ser planeadas várias ações, quer ao nível de outras marcas, quer na presença em eventos e lançamento de novos produtos. «Os próximos projetos vão passar por abrir o leque de produtos que temos e que irão para além das meias, a lançar na primavera de 2022», anuncia a cofundadora.

[©The Ugly Duck]