Marques’Almeida amadrinha Denim PV

A marca portuguesa radicada em Londres será a embaixadora da próxima edição da Denim Première Vision, que decorre de 5 a 6 de dezembro na capital britânica. No salão dedicado ao universo do denim, agora itinerante na segunda edição do ano, vão marcar presença 89 expositores, um aumento de 11% em relação à anterior.

Paulo Almeida e Marta Marques

A Denim Première Vision convidou, este ano, a dupla portuguesa Marques’Almeida para ser «embaixadora excecional» do evento dedicado ao universo do denim. Marta Marques e Paulo Almeida, vencedores do LVMH Young Fashion Designer Prize de 2015, vão ainda vestir as hospedeiras do evento, utilizando icónicas peças das suas coleções. Além disso, no primeiro dia do evento, farão parte de um evento exclusivo, onde vão partilhar a sua visão sobre a moda e o trabalho que tem vindo a desenvolver com a tela indigo.

«Os designers da Marques’Almeida gostam de moda e do denim em particular, sob todas as suas formas. Da cabeça aos pés, seja cru ou desconstruído, plissado, desgastado, em calças largas, em t-shirts, em vestidos, trabalhados com ou sem volume», afirma a organização em comunicado. A dupla estreou-se na passerelle portuense, este ano, na edição número 43 do Portugal Fashion, depois de ter participado também pela primeira vez na Semana da Moda de Paris. Ao Portugal Têxtil, no evento português, Marta Marques assegurou que, entre Paris e Londres, «não há nenhum plano demasiado definido».

Este ano, a Denim Première Vision instala-se em Londres, precisamente a cidade onde a Marques’Almeida está sedeada. Com a edição de maio em Paris, o salão pretende tornar-se itinerante em dezembro, escolhendo diferentes cidades europeias que tenham uma forte influência na moda, «para dar aos profissionais da indústria a oportunidade de conhecerem novos mercados, enquanto descobrem novas fontes de inspiração», refere a organização, em comunicado. No coração de Londres, no Old Truman Brewery, em Shoreditch, um centro de cultura e moda, a feira inicia o novo rumo da sua estratégia.

De 23 a 24 de maio último, no Parc Floral em Paris, marcaram presença 80 expositores.  Nesta edição dedicada à primavera-verão 2020, participam no evento 89 expositores, dos quais se destacam três portugueses, nomeadamente a Crafil, a Lisama e a Troficolor. Trata-se de um aumento de 11% em relação à edição anterior, numa edição onde participam marcas como a Advance Denim, a Albiate 1830, a Artistic Denim Mills, a Artistic Fabrics & Garment Industries, a Artistic Milliners, a Arvind, a Berto, a Bossa Denim, a Calik Denim, a Orta, a Kilim, a Kurabo, a Kuroki, a Evlox e a Panama Trimmings. O evento tem como objetivo explorar as diferentes facetas do denim e é dirigida a todas as marcas de moda que desenvolvem coleções de denim, a marcas dedicadas aos jeans ou a marcas online.

Diferentes dias, diferentes temas

O primeiro dia do salão é dedicado à moda e contará com três seminários: o primeiro dedicado às inspirações e tendências que vão marcar a estação, o segundo será de partilha de silhuetas e dos cortes da estação e o último servirá para descobrir o rumo da streetwear, atualizando o outono-inverno 2019/2020. Haverá ainda workshops teóricos e práticos sobre como desenhar e produzir produtos em denim.

O segundo dia será dedicado à produção sustentável, com sete conferências e debates, realizados por especializas em inovações sustentáveis e na ecologia na cadeia de aprovisionamento do denim. Haverá ainda uma livraria para descobrir as inovações sustentáveis dos expositores, selecionadas pela equipa da Smart Creation da Première Vision. Ainda no mundo da sustentabilidade, a feira contará também com um Smart Wardrobe, que inclui peças produzidas com materiais amigos do ambiente e também através de métodos sustentáveis.

O salão está dividido por sectores de atividade, para colocar os produtos e as evoluções dos expositores no coração do Denim Première Vision.

Quanto a visitantes, estes chegam de 18 países, nomeadamente Itália, Alemanha, Espanha, França, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Hong Kong, China, Coreia do Sul, Índia, Paquistão, Bangladesh, Brasil e os EUA, Marrocos, Tunísia e Ilhas Maurícias.

Espaço para quantidades pequenas

Jovens designers, marcas de nicho e marcas online estão atualmente a integrar o denim nas suas coleções, seja para coleções-cápsula ou apenas em algumas peças da coleção pronto-a-vestir. Para responder a estes novos agentes, há um ano, foi lançado o espaço SMQ Corner (Small Minimum Quantity). O espaço é dedicado a empresas com peças em denim, apresentando uma seleção de produtores de vestuário e marcas que conseguem combinar velocidade, flexibilidade, conhecimento técnico, proximidade e serviços com a capacidade de produzir volumes flexíveis. Além disso, há um itinerário específico, o SMQ Trail, que pode ser encontrado no catálogo online e físico do salão.

Haverá ainda um espaço dedicado ao Marketplace da Première Vision, uma plataforma sem precedentes no sector, business to business, que foi lançada em setembro, em Première Vision Paris. Em junho de 2019, estará aberta aos expositores do Denim Première Vision. No salão a equipa do Marketplace estará no local para dar informações aos expositores, visitantes e imprensa, num espaço dedicado.