Na Assembleia-Geral da Euratex, no passado dia 12 de junho, Mário Jorge Machado foi reconduzido na presidência da confederação, juntamente com a equipa composta por Franz-Peter Falke (da Falke, da Alemanha), Barbara Cimmino (da Yamamay, de Itália), Grégory Marchant (da UTT, de França) e Ismail Kolunsag (da Cross Tekstil, da Turquia).
De acordo com a confederação, «numa altura em que a indústria europeia de têxteis e vestuário está a navegar entre o aumento de custos, a concorrência mundial e os desafios da digitalização e sustentabilidade, a continuidade da liderança é importante».
Para este segundo mandato, o foco de Mário Jorge Machado estará, segundo a Euratex, no reforço da competitividade da indústria europeia através do investimento em inovação, digitalização, inteligência artificial, competências e automação.
Entre as prioridades está igualmente a defesa de condições equitativas de concorrência entre produtores europeus e de países terceiros. Para isso, vai continuar a defender a aplicação das regras europeias a todos os produtos vendidos na Europa, independentemente da sua origem.
O apoio às empresas na dupla transição sustentável e digital é também um dos objetivos deste segundo mandato, onde vai procurar assegurar que a sustentabilidade se torna um motor de competitividade em vez de um fardo adicional sobre as empresas
«A Europa deve descarbonizar a sua indústria, não desindustrializar», sublinha Mário Jorge Machado.

A Euratex representa atualmente uma indústria com cerca de 200 mil empresas, que geram 1,2 milhões de postos de trabalho e representam mais de 61 mil milhões de euros em exportações.



![Euratex_15junho2026_Mário Jorge Machado[©Euratex]](https://portugaltextil.com/wp-content/uploads/2026/06/Euratex_15junho2026_Mario-Jorge-Machado©Euratex-696x464.jpeg)






