Mário Jorge Machado é o novo presidente da Euratex

O presidente da ATP foi hoje eleito na assembleia geral da confederação europeia do têxtil e vestuário, assumindo como objetivo do seu mandato promover uma estratégia industrial eficaz e inteligente.

Ismail Kolunsag, Barbara Cimmino, Mário Jorge Machado e Grégory Marchant [©Euratex]

O empresário português, que é também acionista e administrador da Adalberto Textile Solutions, foi hoje, 14 de junho, eleito presidente da Euratex na assembleia g15eral da confederação, que nomeou o seu antecessor, Alberto Paccanelli, como presidente honorário.

Para este mandato, Mário Jorge Machado assumiu como visão «promover uma estratégia industrial eficaz e inteligente». Segundo o novo presidente da Euratex, «os indicadores mais recentes mostram que a indústria europeia tem taxas de crescimento inferiores às dos seus concorrentes – isso é algo que temos que reverter. Os decisores políticos têm de compreender que a indústria têxtil não pode ser uma moeda de troca nas negociações globais. Vemos o que os EUA estão a fazer para apoiar a sua indústria e vemos o que a China está a fazer para apoiar a sua indústria. A Europa ficou para trás no apoio à sua indústria».

Uma das áreas em destaque será a legislação que a UE tem vindo a preparar e a publicar para regular a indústria têxtil e do vestuário. «Durante o mandato passado [da Euratex], a UE emitiu muitas legislações sobre sustentabilidade e circularidade dirigidas à indústria transformadora. Contudo, se quisermos que esta estratégia seja bem sucedida, precisamos de mais foco na dimensão dos consumidores. É por isso que a Euratex tem um papel muito importante a desempenhar no lobby para que o processo legislativo seja realizado de acordo com a capacidade de adaptação do sector», acredita Mário Jorge Machado.

Alberto Paccanelli e Mário Jorge Machado [©Euratex]
Para Alberto Paccanelli, que fica ligado à Euratex como presidente honorário – de acordo com o comunicado da Euratex, a nomeação reconhece mais de uma década de compromisso com a Euratex e a indústria têxtil europeia –, foram feitos «bons progressos, mas há mais trabalho a ser feito. Tenho plena confiança no Mário Jorge [Machado] para continuar neste caminho».

O agora presidente honorário destaca «uma mudança dramática na nossa indústria, que exige uma voz forte e unida em Bruxelas» e enumera os pedidos que têm sido feitos às entidades europeias no sentido de manter a sustentabilidade e a competitividade interligadas, através da implementação realista da legislação, ter reciprocidade no mercado e as mesmas regras para os artigos importados, apoiar financeiramente a transformação sustentável das empresas e focar-se no consumidor, informando-o «honestamente sobre as características e a rastreabilidade dos produtos, para evitar o greenwashing», ao mesmo tempo que sensibiliza as autoridades para comprarem produtos sustentáveis nos contratos públicos «e não apenas procurar o produto mais barato do mercado».

A Euratex destaca o currículo de Mário Jorge Machado, licenciado em Engenharia de Produção de Polímeros pela Universidade do Minho, nomeadamente a aplicação de «práticas avançadas de gestão para impulsionar a competitividade e a inovação» na Adalberto, assim como a presidência da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – cujo mandato termina este ano – e a representação da associação no Conselho de Administração da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, na qual preside ao conselho estratégico para o ambiente e a sustentabilidade. «A sua experiência vai desde a melhoria contínua de processos até ao desenvolvimento de equipas comerciais B2B e modelos de negócio B2C. A sua visão abrange a excelência operacional e a implementação de práticas sustentáveis, contribuindo para a evolução da indústria têxtil», resume a confederação em comunicado.

A assembleia geral da Euratex elegeu ainda Michael Kamm (do Zwilling Gruppe, da Alemanha), Barbara Cimmino (da Yamamay, de Itália), Grégory Marchant (da UTT, de França) e Ismail Kolunsag (da Cross Tekstil, da Turquia) para a equipa da presidência.