Marca sustentável re.store lança loja online

Os sacos reutilizáveis e produzidos a partir desperdícios têxteis podem, a partir de hoje, ser adquiridos na plataforma digital. Para além de serem ambientalmente sustentáveis, os artigos da re.store são ainda socialmente responsáveis.

A loja www.restorebycz.pt está já online e integra toda a oferta da marca, desenvolvida pela empresa portuguesa Creative Zone. Lançada em outubro do ano passado, a re.store já vendeu mais de 5.000 sacos, «mas é com a sua loja online que pretende ajudar ainda mais pessoas», afirma em comunicado.

O site está disponível em três línguas – português, francês e inglês –, tem portes grátis para encomendas acima dos 30 euros e além dos sacos de compras, tem também na sua oferta necessaires em felpo, sacos de praia e bolsas multiusos, estas últimas lançadas «para poder transportar as máscaras atualmente de uso obrigatório e extensível a outras utilizações posteriores».

A pensar nas pessoas

Os artigos à venda são produzidos tendo por base as premissas da economia circular, reutilizando restos de tecidos resultantes da produção de empresas de têxteis-lar.

A etiqueta da marca é feita com fios de poliéster reciclados, as alças do saco são produzidas em algodão orgânico e a etiqueta do conceito é obtida a partir de desperdícios de algodão e sementes de plantas. A ideia, explica a marca no website, é rasgar «a etiqueta que acompanha cada saco para a plantar num vaso e, passados cerca de 20 dias, ter papoilas ou outras flores – vamos testando – a decorar a sua casa».

Os artigos são fabricados por pessoas que vivem em instituições sociais ou pertencem a grupos com necessidades sociais, como é o caso de refugiados, que se comprometem a proteger o meio ambiente, sendo remuneradas pelo seu trabalho. «Ou seja, ao comprar um produto re.store o consumidor está a contribuir para a sustentabilidade financeira e emocional de várias instituições/associações sociais», destaca no mesmo comunicado.

Desta forma, a marca pretende valorizar uma faixa da população «que geralmente é relegada a papéis não intervenientes e que não tem o reconhecimento adequado da sociedade chamada “normal”», indica.

«A marca re.store compromete-se com causas sociais, aumenta a autoestima das pessoas envolvidas e a sua motivação, promove competências de estética, motricidade fina, trabalho de equipa, responsabilidade e realça o seu trabalho ao promover a sua inclusão num processo que resulta num produto que também podem sentir como seu: os sacos re.store», conclui.