Magic cancela formato físico

O certame físico da Magic em Las Vegas foi cancelado devido às incertezas criadas em torno das restrições internacionais nas fronteiras e nas viagens implementadas para fazer frente à pandemia.

[©Magic]

A feira, que abrange a Sourcing at Magic, dedicada ao aprovisionamento, reúne uma audiência local e internacional de retalhistas, marcas, media e influenciadores da indústria. A próxima edição estava agendada para 30 de setembro a 2 de outubro no Las Vegas Convention Center, mas foi cancelada pela Informa Markets Fashion, a entidade responsável pelo certame, revela o just-style.

A organização da Magic vai agora redirecionar os esforços para um novo evento digital, lançado recentemente, que deverá abrir dia 1 de setembro e manter-se acessível até 1 de novembro. A fusão do formato físico com o digital anteriormente planeada fica, assim, sem efeito, focando-se apenas na plataforma virtual.

Com a oferta deste portal de comércio digital «abrangente e centralizado», a Informa Markets Fashion afirma que os retalhistas vão beneficiar de uma oportunidade local e inclusiva para se conectarem e fazerem negócios e, em simultâneo, consegue colmatar a situação de incerteza e preocupação com as restrições de viagens e com as normas de saúde e de segurança.

Para a organização, a disponibilização desta plataforma, que afirma ser um dos maiores marketplaces digitais para vendas grossistas, marca um primeiro passo naquilo que será um futuro muito mais amplo de colaboração dos eventos físicos e digitais na indústria.

O melhor caminho

«Com base nas nossas conversas com parceiros e as partes interessadas sobre questões de saúde, segurança e de viagens em todo o país, o cancelamento do evento em Las Vegas no final de setembro, ainda que dececionante, é o melhor caminho a seguir para a nossa comunidade de moda», justifica Nancy Walsh, presidente da Informa Markets Fashion. «À parte do panorama atual, repensar, reajustar e amadurecer continuamente o nosso modelo de negócio sempre fez parte da identidade da nossa empresa. O nosso evento digital é um primeiro passo natural e necessário para inovar e revolucionar o nosso negócio», acrescenta.

[©Magic]
O marketplace da Magic vai juntar marcas conhecidas de vestuário feminino, masculino e de criança, assim como acessórios e calçado, juntamente com vários workshops e seminários.

Foram várias as feiras do sector que sofreram cancelamentos ou adiamentos devido às dúvidas levantadas pela pandemia, nomeadamente nas deslocações entre países. Em alguns momentos, o digital foi a única saída possível para promover o contacto entre os membros do sector nesta altura, como foi o caso da Kingpins 24 e da Apparel Textile Sourcing Virtual (ATSV). Contudo, revelou-se mais do que isso, com os organizadores das feiras a quererem incluir este formato juntamente com os modelos tradicionais, mas sem nunca os substituir.