A Lycra Sheer Sensation foi projetada para acabar com a «sensação desagradável de ter collants que se colam» causada pela eletricidade estática com materiais como viscose ou poliéster.
Em 2020, uma pesquisa da Kantar com 286 utilizadoras de collants no Reino Unido concluiu que 58% reconheciam a eletricidade estática como um problema irritante e 63% estariam dispostas a comprar meias que reduzam ou eliminem a eletricidade estática, destaca a Lycra Company.
A empresa afirma que a sua tecnologia Sheer Sensation provou ser eficaz na neutralização dos efeitos da eletricidade estática em collants, ficando permanentemente embebida na fibra durante o processo de produção, oferecendo, dessa forma, produtos livres de estática.
Para os produtores de collants, a tecnologia traz igualmente vantagens, nomeadamente o facto da fibra poder ser processada da mesma forma que as fibras Lycra convencionais. O vestuário feito com esta fibra pode ainda ser tingido sem que a propriedade antiestática fique diluída e as lavagens não afetam a performance.
A empresa destaca que os collants produzidos com a Lycra Sheer Sensation mantêm a sua aparência transparente sem comprometer o conforto ou o desempenho e que a tecnologia «eleva os padrões dos collants do dia a dia, oferecendo uma perfeita uniformidade e invisibilidade da fibra de elastano».
Ao nível da sustentabilidade, a tecnologia permite reduzir consumo de água durante o processo de produção.
A empresa tem-se empenhado em apresentar inovações ao mercado, tendo no final do ano passado desenvolvido a tecnologia Thermolite Everyday Warmth, que aprisiona o calor corporal e armazena-o nas fibras ocas das meias, para manter os pés do utilizador quentes.
«Estamos empenhados em produzir fibras de alta qualidade que dão aos nossos clientes a possibilidade de criar vestuário confortável com uma performance duradoura», afirmou, na altura, Jane Gwyther, diretora de vendas de legwear e seamless para a região EMEA.