LVMH vende Marc Jacobs

O grupo francês de luxo chegou a acordo para vender a marca Marc Jacobs à WHP Global, numa operação que assinala uma nova etapa para a insígnia norte-americana fundada há mais de 40 anos pelo designer homónimo.

[©Marc Jacobs]

Apesar da mudança de proprietário, Marc Jacobs manter-se-á como diretor criativo da empresa, assegurando a continuidade da visão criativa, das coleções de passerelle e dos desfiles, refere um comunicado da WHP.

«Estou eternamente grato a Bernard Arnault pelo seu apoio, crença e confiança em mim ao longo dos últimos 30 anos. Foi uma honra e um privilégio trabalhar ao lado da família Arnault e da LVMH», afirma Marc Jacobs. «Continuo empenhado no meu papel como diretor criativo da Marc Jacobs International e ansioso por este novo e brilhante capítulo», acrescenta.

Detida maioritariamente pela LVMH desde 1997, a Marc Jacobs construiu ao longo das últimas três décadas uma presença global em categorias como malas, pequenos artigos em pele, pronto-a-vestir, calçado, eyewear e fragrâncias. Em comunicado, o grupo francês sublinha que a parceria com o designer permitiu lançar alguns dos produtos mais icónicos e comercialmente bem-sucedidos da marca.

«Marc Jacobs é um designer de rara criatividade e visão única. O seu impacto no mundo da moda é inegável, e quero agradecer-lhe calorosamente pela sua contribuição para o sucesso da Maison e do Grupo LVMH ao longo dos últimos 30 anos», sustenta Bernard Arnault, chairman e CEO da LVMH. «Estou confiante de que este novo capítulo abrirá novos caminhos de oportunidade para Marc Jacobs e que a marca e o seu designer continuarão a inspirar clientes e criadores em todo o mundo», sublinha.

Com esta aquisição, a Marc Jacobs passará a integrar o portefólio premium de moda da WHP Global, juntando-se a marcas como Vera Wang, rag & bone e G-Star. A empresa de gestão de marcas estima ultrapassar os 9,5 mil milhões de dólares (cerca de 8,8 mil milhões de euros) em vendas globais a retalho após a integração da insígnia.

Em simultâneo com a operação, a G-III Apparel Group ficará responsável pela aquisição e operação de determinadas áreas do negócio global direto ao consumidor e wholesale da Marc Jacobs. Segundo as empresas envolvidas, a parceria pretende acelerar a próxima fase de crescimento da marca, combinando a plataforma de licenciamento da WHP Global com a capacidade operacional da G-III.

A conclusão da transação permanece sujeita às habituais condições de fecho e deverá acontecer antes do final do ano.