Lunette promove higiene sustentável

A marca finlandesa de produtos de higiene menstrual lançou pensos e cuecas reutilizáveis. Produzidos em Portugal e feitos em algodão orgânico e viscose de bambu, ambas gamas da Lunette têm ainda uma camada de tecido revestido à prova de água para bloquear a humidade.

[©Lunette]

As cuecas menstruais Lunette, com certificação Öko-tex 100, chegaram ao mercado como uma opção sustentável e vegana, desenhada para o conforto e segurança do corpo e do ambiente. De igual forma, os pensos menstruais reutilizáveis Lunette, também certificados, apresentam-se como «uma opção segura e sustentável», salienta, em comunicado, a Pegada Ambiental, empresa que representa a Lunette em Portugal.

«Com o lançamento de novas soluções menstruais reutilizáveis, a Lunette pretende ajudar na redução da quantidade de lixo gerado anualmente pela indústria dos produtos menstruais descartáveis», explica Sofia Catarino, responsável pela Lunette em Portugal desde 2009.

Disponíveis em três tamanhos diferentes, ambas linhas de produtos apresentam na sua composição algodão orgânico e viscose de bambu, que garantem absorção, e possuem ainda uma camada de tecido revestido à prova de água para bloquear a humidade.

«A pobreza menstrual é outra questão que se levanta e que a Lunette pretende colmatar com os seus produtos reutilizáveis», afirma Sofia Catarino. «Se fizermos contas ao que uma pessoa gasta em produtos menstruais descartáveis ao longo da sua vida fértil, chegaremos à conclusão de que cada gastará entre 900 e 2.250 euros, o que, com soluções reutilizáveis, estaremos a falar de valores substancialmente mais baixos» acrescenta.

A marca estima que com as soluções reutilizáveis Lunette contribuam para que não sejam descartados cerca de 11 mil tampões ou pensos higiénicos, que acabam maioritariamente em aterros ou no oceano. «São, igualmente, soluções 100% seguras, não contendo pesticidas, cola ou lixívia», aponta a marca.

Fundada em 2005 na Finlândia por Heli Kurjanen, a Lunette ficou internacionalmente conhecida graças aos copos menstruais em silicone, que asseguram de forma sustentável o ciclo menstrual da mulher e oferecem, igualmente, segurança e conforto.