Foi no último Portugal Fashion, e em jeito de homenagem, que Luís Onofre fez desfilar nos pés da manequim Sasha Kholkina, de origem ucraniana residente em Portugal, o modelo Peace, umas sandálias de edição limitada em pele branca e dourada com uma pomba na parte frontal, símbolo da paz.
«A alegoria da pomba branca enquanto mensageira da paz é o sinal de esperança que todos necessitamos. É essencial minimizar o sofrimento de todos os que foram atingidos por esta guerra», afirmou o também presidente da APICCAPS.
Apenas foram produzidos 10 pares, com um preço fixo de 500 euros, mas o valor reverterá integralmente para o financiamento das ações humanitárias do Porto Solidário, cujas missões de apoio ligam Portugal às fronteiras ucranianas, com vista à entrega de bens de primeira necessidade e resgate de famílias ucranianas.
O modelo de sandálias Peace está já à venda nas lojas da marca de calçado em Lisboa e no Porto, assim como no website próprio.
Em entrevista ao jornal digital Eco, em março último, Luís Onofre não escondeu as preocupações com os custos de produção em consequência da guerra na Ucrânia, prevendo um aumento de preço ao consumidor final que poderá ascender os 30%.
Calçando muitas celebridades e anónimos por todo o mundo, a marca epónima do designer de calçado exporta 97% da produção e está presente em vários e variados mercados, como Espanha, França, Alemanha, EUA, Canadá, Brasil, Angola, Mongólia, Dubai, Nigéria e China, entre outros.