Luís Buchinho em exposição em Matosinhos

Os desenhos preparatórios de várias coleções e os trabalhos de ilustração do designer português estarão em destaque na AMMA – Fashion Design Gallery, na Casa da Arquitetura. A exposição é inaugurada a 9 de dezembro.

[©AMMA]

O evento, marcado para as 17h do próximo sábado, marca o arranque da exposição, que estará patente ao público até 10 de fevereiro de 2024. Na AMMA – Fashion Design Gallery será possível ver os desenhos preparatórios de várias coleções e os trabalhos de ilustração de Luís Buchinho.

«É um evento destinado a entusiastas da moda, da arte e da cultura», sublinha o comunicado da AMMA.

Com uma carreira na moda que remonta a 1991, o designer é presença habitual nas passerelles nacionais, tendo já passado também pela Semana de Moda de Paris. Acumula diversos prémios, incluindo Melhor Designer de Moda nos prémios da Fashion TV e nos Globos de Ouro e Personalidade de Moda GQ 2022. Ilustrou a novela gráfica Sal, uma obra escrita por João Andrade e publicada no ano passado em resposta ao desafio lançado pela Fundação Cecília Zino, que deverá ter continuação em mais dois volumes. Na altura, revelou ao Portugal Têxtil ter vontade de «explorar mais esta área, esta minha faceta de ilustração, que acho que é uma faceta que poderia ter desenvolvido, que poderia ter sido a minha vida e que foi preterida ou relegada para um segundo plano devido à moda»

Situada na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, a AMMA apresenta-se como um espaço dedicado exclusivamente à divulgação do trabalho de designers de moda, com apresentações «de coleções únicas, amostras e peças de desfile, bem como exposições temporárias de fotografia, ilustração e outras criações de moda», refere.

Neste momento, indica, a galeria apresenta obras de diversos designers de moda portugueses, incluindo Luís Buchinho, Pé de Chumbo, Estelita Mendonça, David Catalán, Pedro Pedro, DuarteHajime, Nopin, ANT, Davii, Carla Pontes, Ahcor, Susana Bettencourt e Alexandra Moura, autores que, sublinha, contribuem «com uma visão única para o mundo da moda».

Esta será a segunda exposição da AMMA, que teve como exposição inaugural obras selecionadas do fotógrafo de moda Frederico Martins, que tem trabalhado com revistas de renome em todo o mundo, incluindo a Vogue, Amica, Vanity Fair, Narcisse, Les Échos Weekend, Madame Figaro e Le Figaro.