O investimento da Reed Société Générale Group, empresa de investimento detida maioritariamente pelo banco francês Société Générale, constitui a venda inaugural da tecnologia capaz de reciclar quimicamente poliéster de baixa qualidade. Esta transação é, segundo a empresa, um passo fundamental na estratégia de comercialização da Loop, uma vez que viabiliza a implantação deste método de reciclagem patenteado, com a criação de uma unidade de fabrico da Infinite Loop no panorama europeu.
Julien Touati, diretor executivo do Reed Société Générale Group, confessa que reduzir a dependência de plásticos virgens é um desafio global e, por isso, apoiar o lançamento da tecnologia da Loop na Europa é um orgulho. «Este investimento estratégico permite-nos tirar partido da experiência única da Loop e das suas fortes relações com marcas de classe mundial empenhadas em descarbonizar as suas cadeias de abastecimento. Enquadra-se perfeitamente na nossa ambição de contribuir ativamente para a industrialização da economia circular da Europa, reduzir significativamente a poluição e promover o crescimento sustentável», afirma.
A licença tecnológica será concedida a uma empresa europeia, constituída em 90% pelo Reed Société Générale Group e em 10% pela Loop, mas a empresa canadiana mantém o direito de aumentar a sua participação nas instalações de fabrico europeias, bem como em potenciais instalações futuras, até um máximo de 50% em cada infraestrutura.
As receitas da venda serão usadas para apoiar o investimento em regiões de produção com boa relação custo-eficiência, como na Índia, onde será financiado o projeto com a parceira produtora de polímeros Ester Industries, anunciado este ano. «O nosso acordo de financiamento e parceria com o Reed Société Générale Group impulsiona-nos para uma nova fase de crescimento – expandindo para a Europa com precisão estratégica enquanto avançamos no nosso principal projeto Infinite Loop, na Índia. Estes passos estratégicos alinham-se com a nossa visão de investimento a longo prazo e sublinham o nosso compromisso com a inovação e a entrega de um valor excecional aos nossos acionistas. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com o Julien e a sua equipa no Reed Société Générale Group, na liderança da economia circular em embalagens plásticas e moda circular na Europa», revela Daniel Solomita, CEO e fundador da Loop Industries.
A venda da licença é mais uma prova, segundo a empresa, da viabilidade comercial da tecnologia da Loop, comprovada por quatro anos de operações bem-sucedidas em Terrebonne, no Canadá, onde transforma os resíduos de plástico PET (politereftalato de etileno) e de fibra de poliéster em resina PET de alta qualidade, que pode ser utilizada em embalagens e fibra de poliéster para a moda.




![Loop_9janeiro2025[©Loop Industries]](https://portugaltextil.com/wp-content/uploads/2025/01/Loop_9janeiro2025©Loop-Industries-696x464.jpg)






