O estudo da Jewellerybox tem em conta critérios como marcas de moda de gama alta, empregos na área, revistas, atividades de compras no Tripadvisor e publicações de streetstyle no Instagram por 100 mil pessoas para avaliar as cidades mais “moda” do mundo.
«É bastante difícil definir o que torna uma cidade “fashionable”, já que diferentes indivíduos e culturas têm o seu próprio sentido de moda e tendências. Contudo, há certas cidades que imediatamente vêm à cabeça quando pensamos em moda, quer seja pela sua ligação com a indústria, excelentes opções de compra ou o facto de estarem sempre nas publicações nas redes sociais de influenciadores», explica a Jewellerybox.
Com uma pontuação mais baixa (3,84) surge Milão, seguida de Amesterdão (3,79), Tóquio (3,47), Veneza (2,88), Dubai (2,84), Florença (2,83) e Lisboa (2,71).
A capital portuguesa peca pela falta de marcas de gama alta sediadas na cidade, que lhe dá uma classificação de zero neste indicador, assim como de revistas e escolas de moda, segundo a Jewellerybox. Lisboa destaca-se, contudo, na atividade de compras no Tripadvisor por 100 mil pessoas (66,1). Já o número de publicações no Instagram ascende a 1.429 por 100 mil pessoas e os postos de trabalho na moda ficaram calculados em 38,6 por 100 mil pessoas, uma média só ultrapassada no top 10 por Amesterdão (com 51,2 empregos por 100 mil pessoas).