Lion of Porches revelou coleção criada com IA

A marca portuguesa, em parceria com a Paatiff, fundada por José Sobral, criou uma coleção-cápsula com apoio de inteligência artificial. O resultado desfilou na passerelle da ModaLisboa e já pode ser encontrado online e, em breve, nas lojas físicas.

[©ModaLisboa-Ugo Camera]

O desfile apresentado na ModaLisboa iniciou com um vídeo conceptual que demonstra que, durante o processo criativo, surgem erros ou “outliers” que podem ser contornados através da inteligência artificial, evitando o desperdício têxtil e contribuindo para a sustentabilidade «porque o lixo é todo virtual», explica, em comunicado, a Lion of Porches. Para além de evitar o desperdício, «esses mesmos erros inspiraram peças únicas para o desfile, introduzindo variações inesperadas que enriquecem a coleção com uma nova dimensão de inovação e experimentação», acrescenta.

[©ModaLisboa-Ugo Camera]
«A Lion of Porches tem acompanhado de perto este tema, já que considera a Inteligência Artificial uma excelente ferramenta para complementar a criatividade humana. Foi nesse sentido que surgiu o convite a José Sobral, vencedor da 1ª edição da AI Fashion Week, nos Estados Unidos, e fundador da marca Paatiff», justifica a marca.

Com um estilo jovem, minimalista e descontraído, a coleção resultante é 100% feita em Portugal, com uma seleção de materiais onde o denim, proveniente do universo do vestuário de trabalho, se destaca pela sua durabilidade, conforto e resistência.

O cenário dos caminhos de ferro serviu como uma metáfora para a apresentação desta linha inspirada no workwear na ModaLisboa. O desfile serviu igualmente de homenagem a Junya Watanabe, um dos principais mentores do redesign da roupa de trabalho, que apresentou a sua primeira coleção masculina através da marca Comme des Garçons em 2001, o mesmo ano de criação da Lion of Porches.

José Sobral (Paatiff) [©ModaLisboa-Ugo Camera]
«A Inteligência Artificial foi o ponto de partida para unir o universo das duas marcas, Lion of Porches e Paatiff, mas foi também fundamental todo o processo humano, detalhado e exaustivo, para transformar as imagens em peças realistas», considera José Sobral, designer da Paatiff.

Segundo Ricardo Jordão Fernandes, administrador do Grupo Cães de Pedra, «com esta coleção, a Lion of Porches, implementada no mercado há mais de 20 anos, pretende chegar a um novo tipo de público, mais contemporâneo, urbano e experimentalista».

As propostas desta coleção-cápsula já estão à venda online no site da marca e, a partir de 20 de março, chegam às lojas Lion of Poches do Centro Comercial Colombo, Amoreiras, NorteShopping, Braga Souto e Madrid Lagasca.