As “ecoboards” que estão a ser desenvolvidas pela marca têm, garante a Lightning Bolt, «os mesmos atributos de desempenho técnico de qualquer outra prancha, mas reduzem os impactos ambientais e tóxicos por meio do uso de materiais e processos de fabricação mais sustentáveis».
As pranchas são fabricadas pela Surfactory, uma empresa portuguesa parceira da Lightning Bolt que está validada para produzir pranchas com o selo Gold Level, uma certificação atribuída pelo Projeto Ecoboard, que certifica as pranchas e construtores de pranchas mais sustentáveis, com a maior redução de impacto ambiental.
A somar à redução do impacto ambiental na construção, por cada prancha produzida é igualmente paga uma taxa que é aplicada pelo projeto Sustainable Surf em diversas ações para mitigar a pegada de carbono no planeta.
As pranchas construídas com esta tecnologia estão a ser testadas durante este mês de agosto, devendo chegar ao mercado em setembro, com as vendas a serem realizadas nas lojas online da Lightning Bolt e da Surfactory.
A apresentação oficial, contudo, está agendada apenas para novembro, altura em que que a Lightning Bolt será anfitriã de um campeonato de surf em Tenerife, nas Ilhas Canárias.
Estas novas pranchas mais ecológicas surgem no mesmo ano em que a Lightning Bolt celebra 50 anos de história. «Para a Lightning Bolt, símbolo universal de lifestyle surf, estas cinco décadas representam uma era dourada. 50 anos de história, construída por experiências reais e alicerçada numa ligação pura com as origens. Uma existência plena de sentido», indica a marca. «Respeitando e reconhecendo a filosofia de construção coletiva, ao comemorar o seu aniversário, a Lightning Bolt não poderia celebrar de melhor forma do que com mais uma parceria para lançar pranchas ecológicas “Gold Level”», conclui.