Lenzing expande oferta de fibras certificadas

A produtora austríaca anunciou ter conseguido a certificação do rótulo ecológico europeu por manter elevados padrões ambientais na produção de fibra de viscose na sua fábrica na Indonésia.

[©Lenzing AG]

O investimento de 100 milhões de euros da Lenzing na modernização das instalações indonésias de Purwakarta, operadas pela PT. South Pacific Viscose permitiu uma redução significativa em emissões específicas, incluindo enxofre e dióxido de carbono e espera-se que contribua para a redução de águas residuais, indica um comunicado da empresa.

Além disso, a unidade começou recentemente a obter energia a partir de fontes renováveis ​​e está a impulsionar a conversão para biomassa em linha com os objetivos da Lenzing de reduzir em 50% as emissões de carbono de todo o grupo por tonelada de produto vendido até 2030 e alcançar uma produção neutra em carbono até 2050.

[©Lenzing AG]
O rótulo ecológico da UE é um símbolo de confiança para os consumidores que procuram produtos e serviços ecológicos, contribuindo para os esforços de redução da poluição. O rótulo ecológico reconheceu a transição da instalação para fontes de energia renováveis ​​e a busca ativa por uma mudança para biomassa.

A certificação permite alargar o portfólio de produtos, permitindo a produção de fibras da marca Lenzing Ecovero para têxteis e fibras da marca Veocel para aplicações em não-tecidos. A empresa também tem planos para, no futuro, produzir na unidade indonésia fibras Ecovero Black, que requerem menos energia e água devido ao seu processo de tingimento, resultando numa menor pegada de carbono ao longo o seu ciclo de vida.

«Estamos a trabalhar incansavelmente para tornar as indústrias em que operamos ainda mais sustentáveis ​​e para impulsionar a transformação do modelo de negócio têxtil de linear para circular», afirma Stephan Sielaff, CEO do Grupo Lenzing. «Estou, portanto, muito satisfeito por termos recebido o rótulo ecológico da UE, que confirma mais uma vez o nosso desempenho na sustentabilidade. Os nossos investimentos na Indonésia, bem como noutras unidades da Lenzing em todo o mundo, colocam-nos numa posição ainda melhor para responder à crescente procura por fibras especiais com baixo impacto ambiental», acrescenta.