Lenzing e Karl Mayer juntas pela sustentabilidade

As duas empresas estão a trabalhar em conjunto para facilitar a adoção de fibras e filamentos 100% botânicos e biodegradáveis na produção de malhas retilíneas, que permitam aliar a estética à sustentabilidade.

[©Lenzing]

O objetivo desta parceria estratégica é aumentar a adoção de materiais que não recorrem a combustíveis fósseis e, dessa forma, permitir às empresas terem uma cadeia de valor mais ecológica. A parceria, refere a Lenzing, vai permitir a utilização de fibras e fios filamentares de liocel Tencel em teares de malhas de teia e reduzir o impacto ambiental com a utilização de teares retilíneos Stoll, da Karl Mayer, com recurso a fibras Tencel neutras em carbono na produção de malhas fully fashion.

O método de tricotagem foi aplicado a malhas retilíneas ultrafinas de jogo 20, que se qualificam para fazer roupa interior. O processo fully fashion é novo nesta área, já que a roupa interior é normalmente feita por corte e costura, destaca a Lenzing, que irá apresentar, juntamente com a Karl Mayer, uma série de conceitos de produtos e amostras na próxima edição da feira de tecnologia para a indústria têxtil e vestuário ITMA, que se realiza de 8 a 14 de junho.

[©Lenzing]
Segundo a empresa austríaca especialista em fibras artificiais, esta parceria representa um passo importante das duas empresas para guiar a indústria para um futuro mais sustentável e sublinha o seu empenho em dar aos parceiros da cadeia de aprovisionamento têxtil soluções de valor acrescentado e inovações para reduzir a pegada de carbono da moda.

Florian Heubrandner [©Lenzing]
«Enquanto empresa com um papel principal na indústria, a Lenzing continua a juntar forças com parceiros que pensam da mesma forma para criar soluções novas que melhoram a qualidade dos produtos têxteis e permitem a continuação do desenvolvimento sustentável e do crescimento da indústria. Através desta parceria com o Karl Mayer Group, vamos inspirar a cadeia de valor têxtil a dar passos significativos para atingirem os seus objetivos climáticos com a adoção fácil de materiais botânicos e biodegradáveis, respondendo às necessidades das marcas e dos consumidores que procuram produtos ambientalmente conscientes», considera Florian Heubrandner, vice-presidente do negócio têxtil da Lenzing.

 

Arno Gärtner [©Lenzing]
«O Karl Mayer Group é líder na construção de maquinaria têxtil e sempre esteve atento ao pulsar dos mercados. Para além da produtividade, a sustentabilidade tornou-se um fator de sucesso essencial para os nossos clientes. Trabalhamos com pioneiros em toda a cadeia de valor têxtil para lhes dar soluções que têm um baixo impacto ambiental. O fio é particularmente importante nesse aspeto. As fibras artificiais recicladas podem ser usadas com elevada eficiência nas nossas máquinas. Queremos expandir a gama de materiais que podem ser processados para incluir variantes de fios sem petróleo através da nossa cooperação com a Lenzing. Para além de mais sustentabilidade, vai também aumentar o potencial para novos desenvolvimentos de produto», antecipa Arno Gärtner, CEO do Karl Mayer Group.