Lenços solidários

Mais que uma marca, a Lady dos Lenços é uma causa. O projeto doa lenços a todas as mulheres vítimas de cancro que, devido aos fortes tratamentos, perderam o cabelo. Repor a autoestima e trazer mais beleza à mulher é o objetivo desta causa que já contou com o apoio de marcas como Sophie Van Kote e a Omma Swimwear.

[©Lady dos Lenços]

A Lady dos Lenços foi lançada em maio, quando Beatriz Viegas se encontrava a realizar tratamentos de quimioterapia contra um cancro na mama diagnosticado em janeiro. «Quando fazia pesquisa sobre lenços e cancro, os estilos eram tristes e sem vida, por isso não me senti identificada», afirma ao Portugal Têxtil.

Antes do diagnóstico de cancro de mama, Beatriz Viegas já colocava lenços e turbantes e, por isso, estava «habituada a usá-los». No entanto, foi durante os tratamentos que percebeu a importância da autoestima para a maioria das mulheres vítimas de cancro. «Quis trazer um bocadinho mais de beleza nesta fase mais feia, e daí surgiu a Lady dos Lenços, com tutoriais e lenços», explica.

Foi então que criou uma página no Instagram, que conta com mais de seis mil seguidores. É também a partir daí que faz chegar lenços, de forma gratuita, a todas as mulheres em tratamento.

[©Lady dos Lenços]
Os pedidos tanto podem ser feitos pelos doentes como por familiares ou amigos que querem oferecer este “mimo” às pessoas de quem gostam. Para isso, basta preencher um formulário através do website do projeto, entretanto criado, e o lenço é enviado, sem qualquer custo, para qualquer ponto de Portugal continental e ilhas.

No início do projeto, Beatriz Viegas comprou uma caixa de 150 lenços, mas rapidamente a página se tornou viral e começou a receber doações. «A Lady recebe os lenços através de doações, que podem ser lenços novos ou usados em bom estado. Quem não tem a possibilidade de contribuir com lenços, tem contribuído com donativos voluntários para o envio dos mesmos», revela.

Até à data foram já enviados cerca de 330 lenços. «330 mulheres que fizemos ainda mais bonitas com um pequeno gesto», salienta Beatriz Viegas.

A Lady dos Lenços tem ainda sido apoiada por algumas marcas. «Algumas recolheram lenços e donativos para os envios entre os seus colaboradores e clientes. Da área da moda tivemos duas marcas que usaram os restos dos tecidos das suas coleções para fazerem lenços, a Sophie Van Kote e a Omma Swimwear», adianta.

Para já, o projeto continuará «nestes termos mais simples», sendo que Beatriz Viegas ainda se encontra em tratamento e para continuar a fazer as mulheres bonitas durante mais tempo «tenho também que recuperar», admite.

Recentemente, a mentora esteve ainda em contacto com a MamaHelp Madeira «para onde enviarei um donativo de lenços para que possam chegar a mulheres que não tenham acesso às redes sociais», indica Beatriz Viegas, que quer com esta causa chegar a mais mulheres «onde elas estiverem, nas associações, nas clínicas ou nos hospitais», assegura.