Lectra volta às compras

A tecnológica vai adquirir uma quota maioritária na Launchmetrics, uma empresa americana que desenvolve software vocacionado para a gestão da performance de marcas de moda, lifestyle e beleza.

Launchmetrics [©Launchmetrics]

A operação envolve a compra de 50,3% das ações da Launchmetrics pelo valor aproximado de 85 milhões de dólares, mas o valor final dependerá das receitas recorrentes e do Ebitda de 2023. A aquisição do restante capital e direitos de voto está prevista em cinco etapas, estendendo-se até 2030.

O preço total de aquisição deverá situar-se entre 200 e 240 milhões de dólares, tendo em conta o crescimento de dois dígitos esperado tanto nas receitas recorrentes quanto no Ebitda no período 2024-2029.

A Launchmetrics desenvolveu uma plataforma baseada na nuvem que, usando dados de marketing agregados, permite que os seus clientes planeiem o lançamento das suas campanhas de marca, meçam com precisão a sua eficácia e maximizem o retorno do investimento. Em 2023, a empresa deverá registar um volume de negócios de cerca de 45 milhões de dólares e um Ebitda de 5 milhões de dólares, gerados junto de uma base de 1.700 clientes em cerca de 20 países.

Para Daniel Harari, presidente do conselho de administração e CEO da Lectra, «esta aquisição enquadra-se naturalmente na abordagem da Lectra de expansão da sua presença no mercado da moda, cobrindo áreas estratégicas adicionais da cadeia de valor dos seus clientes. A junção das nossas atuais soluções com as da Launchmetrics posiciona o grupo como o único ator tecnológico a apoiar os seus clientes desde o desenvolvimento do produto até à produção e, depois, da gestão de coleções ao marketing, ao comércio eletrónico e à rastreabilidade».

Este conjunto de aquisições – a Launchmetrics é sétima nos últimos seis anos – «permite à Lectra continuar a abrir as fronteiras definindo um novo enquadramento para a Indústria 4.0 na moda e está completamente alinhada com o roadmap estratégico de 2023-2025», acrescenta Daniel Harari.

«A Launchmetrics queria unir forças com o Grupo Lectra para acelerar o desenvolvimento da sua oferta à escala global, em conjunto com um líder em tecnologia de moda», aponta, por seu lado, Michael Jaïs, fundador e CEO da Launchmetrics. «A aliança da Launchmetrics e da Lectra vai permitir-nos enriquecer as nossas respetivas ofertas com ainda mais inteligência artificial e dados complementares – tanto de produto como de marketing – para fornecer aos nossos clientes uma proposta de valor única», conclui.